• 23 de novembro de 2024 17:28

Taquara se mobiliza para recadastramento do Bolsa Família

ByRafaela Andrighi

ago 30, 2021

Programa de transferência de renda do Governo Federal será substituído pelo Auxílio Brasil em novembro 

A atualização cadastral dos moradores de Taquara atualmente beneficiados pelo Bolsa Família, terá início em setembro.

A medida é uma exigência do Ministério da Cidadania do Governo Federal para incluir automaticamente os dados dessas pessoas no Auxílio Brasil, novo programa social de transferência de renda que substituirá o Bolsa Família em novembro.

A Secretaria de Desenvolvimento Social e Habitação (SDSH) será responsável por organizar o recadastramento de cerca de 1.400 beneficiários do Bolsa Família em Taquara.

Segundo o secretário Maurício Souza Rosa, a atualização dos dados dessas pessoas será concluída entre setembro e outubro, para que ninguém perca o benefício.

“O novo programa vai atender exclusivamente a população que recebia o Bolsa Família neste primeiro momento. Para isso, é necessário que todos aqueles que se enquadram dentro dos critérios estejam com o seu cadastro atualizado”, conta.

Este trabalho envolve um grupo de visitantes que se dirigem às residências dos moradores cadastrados para verificar e atualizar os seus dados.

“Essa medida é o que já fazíamos quando os cadastros estavam por vencer, já que eles precisam ser atualizados a cada dois anos. E agora faremos novamente com uma força tarefa a fim de regularizar a situação de todos”, continua Maurício.

Quem não puder receber visitas, seja por não estar em casa no horário ou por algum problema de saúde, precisa se deslocar na Assistência Social Taquara, na Rua Ernesto Alves, 2785, no Bairro Jardim do Prado.

Seis pessoas serão as responsáveis pelo recadastramento para o programa assistencial em Taquara.

A  coordenadora do Bolsa Família, Daiane Jaqueline Machado, a coordenadora do Cadastro Único, Delci Clarice Araújo de Quadros, e a assessora de projetos sociais, Mônica Adriana de Melo, estarão cuidando dos atendimentos na Assistência Social. Já Andriele Araújo da Silva, Cassiane Gonçalves dos Santos e Eder Antônio Duarte Bernardes serão os entrevistadores, que tratarão das atualizações de dados dos moradores em visitas às suas residências.

Os visitadores estarão identificados com um crachá do Município ao fazer as atualizações.

“Essa mobilização é essencial para que ninguém fique para trás e nem perca o seu Auxílio Brasil por causa de uma questão burocrática. Como há uma regra em que haverá uma migração automática do Bolsa Família para o Auxílio Brasil, em caso de cadastro atualizado, também haverá a exclusão do programa para quem não renovou suas informações”, conclui o secretário.

Saiba Mais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *