• 19 de setembro de 2024 19:32

Vovó Celita inicia oficialmente as atividades com crianças de Pega Fogo

ByRafaela Andrighi

ago 27, 2021

Escola de educação infantil terá capacidade para até 45 crianças de famílias do distrito

Uma cerimônia com famílias, vereadores e Prefeitura de Taquara, na noite de quarta-feira (25), deu início às atividades da Escola de Educação Infantil (Emei) Vovó Celita, na Estrada da Integração, em Pega Fogo.

O educandário chegou a ser entregue em novembro de 2020, no final da gestão passada. Porém, não havia sido aprovada a autorização e o credenciamento junto ao Conselho Municipal de Educação, o que impedia o funcionamento.

As aulas iniciam na próxima semana. A escola terá três turmas, podendo atender 45 crianças da localidade de 4 meses até os 4 anos e 11 meses, em turno integral.

“Uma alegria enorme dar o pontapé para as atividades na Vovó Celita, após todas as adequações terem sido atendidas pela Secretaria de Educação neste ano. Um trabalho que garantirá qualidade e segurança aos pequenos que aqui serão acolhidos”, destacou a prefeita Sirlei Silveira.

A Secretaria de Educação, Cultura e Esportes segue mapeando as famílias que podem acessar o serviço. As inscrições também estão abertas diretamente na própria Emei.

A diretora Ana Lúcia Dias lembrou, durante a cerimônia, que foi preparado tudo com carinho para a adaptação das crianças.

Metodologia italiana

Assim como a Emei Vovó Mina, inaugurada neste mês no distrito de Padilha, a Vovó Celita também terá como proposta pedagógica a metodologia Reggio Emilia, que foi criada em uma região de mesmo nome no norte da Itália.

“Entendemos que, para além de ampliar o atendimento e o número de vagas das crianças em idade da Educação Infantil, com o início das atividades da Vovó Celita, vamos ter a possibilidade de envolvimento ainda maior com a comunidade, uma vez que a metodologia que será utilizada busca unir a escola e as famílias, objetivando parcerias, diálogos e trabalhos coletivos que possam ser desenvolvido em prol da aprendizagem”, explicou a secretária de Educação, Cultura e Esportes, Carla Silveira.

Após a Segunda Guerra Mundial, as famílias que viviam na localidade de Reggio Emilia colaboraram com os educadores para o desenvolvimento de um sistema público único de educação infantil. Hoje, esta proposta é considerada uma referência mundial na abordagem para as crianças.

“Os pais aos poucos entenderão que cada espaço organizado e planejado na escola terá a intencionalidade de desenvolver a aprendizagem dos alunos, mas também de acolher as famílias, em um projeto que busca um trabalho coletivo, onde a escola se torna um espaço de ampliação de possibilidades e de diferentes repertórios culturais, para adultos e crianças”, reforçou Carla.


Quem é Vovó Celita

Celita Campos Rocha, nasceu em 30 de março de 1935, em Taquara. Filha de Osório Corrêa Campos e Francisca Alves Campos, casou-se com Daryo Gomes da Rocha, sendo mãe de 4 filhos, avó de 5 netos e 3 bisnetos.

Começou a lecionar na localidade de Pega Fogo, no ano de 1957, sendo a primeira professora da localidade. Em 1962, inaugurou a Brizoleta, no local onde hoje se encontra o antigo colégio. Também foi professora e diretora, se aposentou dando aula nesta escola, além de ter sido presidente da Associação de Moradores de Pega Fogo.

Na quarta-feira, Celita acompanhou o evento, alegre por ver a transformação do espaço onde iniciou a vida letiva.

Saiba Mais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *