Durante todas as quintas-feiras de setembro, o Comitê Estadual de Enfrentamento da Tuberculose no RS (CEETB-RS) realizará a jornada virtual Tuberculose em Debate: perspectivas para proteção e cuidado de populações vulneráveis à tuberculose e coinfecção TB-HIV.
O objetivo é proporcionar um espaço de debate e propostas de alternativas para o enfrentamento dessa doença e da infecção conjunta ao HIV/Aids junto às populações mais vulneráveis a essas epidemias. As inscrições são ilimitadas e estão abertas pelo link https://www.even3.com.br/tuberculoseemdebate/.
“A tuberculose é profundamente determinada pela desigualdade social e alguns grupos populacionais apresentam maior risco de adoecimento, como a população em situação de rua, população privada de liberdade, indígenas e pessoas vivendo com HIV/Aids”, explicou a assistente social do Hospital Sanatório Partenon e integrante do CEETB, Elsa Franke Roso.
De acordo com ela, o ponto forte do evento é a ampla articulação com vários setores da sociedade, possibilitando que as populações mais afetadas pela doença protagonizem o debate e fortaleçam sua participação no enfrentamento da epidemia.
Da Secretaria da Saúde (SES), participam do Comitê Estadual de Enfrentamento da Tuberculose no RS servidores do Programa Estadual de Controle da Tuberculose, Hospital Sanatório Partenon, Escola de Saúde Pública, 3ª e 14ª Coordenadorias Regionais de Saúde (CRSs), assim como apoiadores do Departamento de Atenção Primária e Políticas de Saúde e da Residência Integrada em Saúde.