Ação permite que os estudantes tenham acesso às atividades escolares online e possam se comunicar com os professores
Alunos matriculados na Rede Municipal de Ensino de Taquara receberam aparelhos celulares da Secretaria de Educação, Cultura e Esporte (SMECE) de Taquara.
Os telefones são oriundos de doações, e não geraram nenhum custo à Secretaria, sendo destinados para estudantes que não tinham um celular e estavam sem o acesso às aulas virtuais realizadas durante a pandemia.
As primeiras entregas de aparelhos foram nesta sexta-feira, 13 de agosto. Foram 12 beneficiados de seis escolas diferentes. Cada um recebeu um aparelho telefônico, sem chip e sem carregador de bateria, os quais devem ser providenciados pelos alunos.
Ela complementa que a ação não foi pensada por escola, mas de acordo com a necessidade dos alunos.
Uma das escolas que tiveram alunos atendidos pelas doações de aparelhos é a Escola Municipal de Ensino Fundamental Calisto Eolálio Letti, do Bairro Fogão Gaúcho. Quatro estudantes receberam um celular, e segundo a diretora Tiane Aguiar, as doações foram de suma importância às crianças beneficiadas.
Pela Escola Municipal de Ensino Fundamental Doutor Alípio Alfredo Sperb, no Bairro Santa Maria, outros três alunos receberam os telefones da SMECE.
“Eu já tinha um celular, mas eles ainda não. Agora terão um contato melhor com as professoras daqui e terão maior motivação para realizar suas atividades”, frisa.
Próximos passos
A secretária Carla afirma que mais ações voltadas à conectividade dos estudantes de Taquara devem ocorrer em breve. Será feito um edital de navegação gratuita, destinado às crianças que não têm acesso à internet, como forma de ampliar as estratégias de participação dos alunos que continuam no ensino remoto.
Outra medida a ser implementada é a instalação de computadores e projetores com acesso à internet nas salas de aula, para facilitar ao professor a usar recursos tecnológicos na sala de aula.
“A pandemia veio para nos ensinar que a questão tecnológica é fundamental na educação, e precisamos fazer os investimentos necessários para garantir essas melhorias aos nossos estudantes”, destaca.