Taquara retorna aulas 100% presenciais para todos os estudantes da Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio
Alunos com comorbidades, atestado ou que optem pelo ensino remoto ainda terão atendimento on-line
Até a próxima segunda-feira, 16 de agosto, todas as escolas municipais de Taquara, de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio, retornam às aulas com 100% dos alunos presenciais, em algumas este retorno já foi possível nesta semana (9).
Segundo a secretária de Educação, Cultura e Esportes (Smece), Carla Silveira, alunos com comorbidades, aqueles que apresentem atestados da impossibilidade do ensino presencial e os demais cujos pais optem pela permanência do ensino remoto continuarão recebendo o atendimento on-line.
Segundo Carla, o Município já tinha algumas escolas, em especial do interior, que estavam atendendo totalmente presencial, devido o menor número de alunos.
“Agora vamos conseguir atender todos os estudantes da zona urbana também. Não teremos mais grupos escalonados. As escolas terão até segunda-feira para ajustar os planos de contingência e iniciar o retorno presencial, algumas instituições de ensino já iniciaram nesta semana as aulas “, ressalta.
A secretária avalia como um momento importante para a educação municipal o retorno presencial às atividades. “Os alunos terão a oportunidade de aprender de forma mais interativa, junto com o professor, sanar as dificuldades do tempo do ensino remoto, onde muitas também não tiveram acesso”.
Escolas prezam pela segurança
A secretária Carla Silveira explica que cada escola está organizando o espaço e o ambiente conforme a sua realidade, pensando nas melhores possibilidades para este reinício letivo presencial.
“Cada uma dentro da sua dinâmica e dentro do número de alunos que ficam no grupo C, mas todas estão conseguindo fazer os ajustes necessários prezando pela segurança dos alunos, professores e demais funcionários”, salienta, lembrando que na Educação Infantil o chamamento se dará mais gradual levando em consideração a adaptação das crianças que tende a ser mais demorado e necessita de um apoio diferenciado.
Em relação aos protocolos, ela observa que pelo período já trabalhado presencialmente houve um número muito pequeno de qualquer índice de contaminação.
“Entendemos que a escola é um espaço seguro e vamos continuar com todas as medidas de segurança, com todas as utilizações dos protocolos, vamos distribuir máscaras aos alunos, haverá totens e frascos de álcool em gel em todas as escolas e se for necessário destinaremos EPIs para reforçar este cuidado”, menciona Carla.
EPIs para as escolas
A Secretaria Municipal de Saúde destinou à Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esportes EPIs para serem entregues às escolas. Foram repassados 24.170 máscaras infantis, 8.900 frascos de álcool gel, 24 mil luvas e 60 tapetes sanitizantes. Todos os alunos da rede municipal e estadual receberão kits de máscaras e frascos de álcool em gel. Na próxima semana a Smece receberá mais 5.190 máscaras para toda rede pública .
Saiba Mais.