Golpistas enviam códigos para as vítimas e clonam os seus celulares
A Defesa Civil de Taquara faz o alerta para a população de que há golpistas se passando por agentes de fiscalização contra a Covid-19 para clonar suas contas do WhatsApp, e usar esta clonagem para fins indevidos.
Os criminosos ligam para pessoas físicas e empresas e pedem o agendamento de uma inspeção sanitária, sob o argumento de que há alguma irregularidade no local. Eles enviam um código por SMS para as vítimas, e pedem para que as enviem de volta, para assim a clonagem ser confirmada.
Este crime está ocorrendo em diversas cidades do Brasil, e segundo o coordenador da Defesa Civil de Taquara, Matheus Modler, já existem relatos da aplicação do golpe também no Município.
“Uma pessoa recebeu uma ligação de alguém se passando ser da Defesa Civil e pediu para que ela enviasse um código para confirmar o atendimento. Ela o fez e somente ao ligar para a Prefeitura percebeu que tinha caído em um golpe”, lamenta.
Matheus reforça que a Defesa Civil faz a fiscalização dos protocolos sanitários de prevenção à Covid-19, mas que não entra em contato com as pessoas denunciadas.
“Temos o nosso número de plantão, em que as pessoas podem ligar ou enviar mensagens para nós e avisar sobre irregularidades no Município, mas jamais agendamos visitas. Quando a denúncia é fundada com base na violação dos protocolos de segurança sanitária, é feita uma averiguação pelos agentes com carro identificado no local, sem agendamento prévio”, explica.
Em caso de dúvidas, os moradores de Taquara podem entrar em contato com a Defesa Civil do Município, através do telefone (51) 99303-8172, ou pelo e-mail defesacivil@taquara.rs.gov.br.
Saiba Mais.