Órgão ficará responsável por elaborar e executar plano de ação em acordo com as demandas do Município
A fim de potencializar o trabalho da Administração Municipal no combate a doenças infecciosas transmitidas entre animais e pessoas, a Prefeitura de Taquara anunciou, na segunda-feira (26), que a Defesa Civil do Município assumiu o controle de zoonoses e a proteção animal. A apresentação ocorreu em reunião da prefeita Sirlei Silveira com representantes do poder público e ligados à causa.
O coordenador da Defesa Civil, Matheus Modler, destaca que entre outros objetivos está o de garantir o cumprimento de políticas municipais voltadas para os animais, como castração, atendimento a denúncias de maus tratos, criação de instrumentos de proteção, fiscalização e apuração de situações irregulares.
“Nós estamos vivendo uma pandemia na qual, ao que tudo indica, vem de animais. Há várias doenças que afetam os humanos e cujo vetor é o animal, como leishmaniose, raiva, febre amarela, toxoplasmose, leptospirose. Por tanto, nossa preocupação é em estabelecer um trabalho que contribua com a saúde pública dos taquarenses.”
Recentemente, o Município conseguiu a cedência de uma área de quatro hectares com pasto e água corrente, em Santa Cruz da Concórdia, para receber cavalos resgatados e que precisam ficar custodiados pelo poder público.
“A causa animal e as zoonoses são pautas extremamente importantes e queremos dar a elas a atenção merecida. Temos projetos para executar ainda em 2021 e que vêm ao encontro de demandas solicitadas há anos aos envolvidos com o assunto”, destacou a prefeita Sirlei Silveira.
A reunião contou com a presença da veterinária e fiscal da Inspetoria Veterinária, Cristine Campello, a defensora da causa animal Mirinha Paiva, o servidor João Victor Almeida e os vereadores Adalberto Soares, Beto Lemos, Carmem Fontoura, Junior Eltz e Ahmad Hammad.
Saiba Mais.