• 20 de setembro de 2024 10:24

Ampara encaminhará documento contra as concessões de rodovias

ByRafaela Andrighi

jul 15, 2021

Com base no definido na audiência pública realizada na Faccat pela Associação dos Municípios do Vale do Paranhana (Ampara) durante a última semana, os prefeitos da região do Paranhana formularam e assinarão em conjunto com diversas entidades representativas um ofício que será encaminhado ao Governador Eduardo Leite expressando a contrariedade da região ao formato do plano de concessões de praças de pedágio do Governo Estadual e ponderando sobre os principais anseios da região quanto ao tema.

O documento, com base na audiência que deu voz a diferentes lideranças políticas e diversos segmentos da sociedade, foi formatado e aprovado na manhã desta quinta-feira, 15, em reunião dos prefeitos da Ampara na prefeitura de Taquara, que contou ainda com a participação do prefeito de Maquiné João Marcos.

O documento expressa e esclarece os três pontos principais que foram elencados durante a audiência e que não constam no plano de concessões do Governo do Estado: a não transferência da praça de pedágio de Campo Bom para Parobé, a não inclusão de duas praças de pedágio na RS020 e a inclusão do trecho da RS239 entre Riozinho e Maquiné no plano de concessões do Governo do Estado.

Segundo Picucha, a audiência serviu para ampliar a discussão e ouvir os anseios das autoridades da região com representantes de entidades e da comunidade, abrindo um diálogo importante que faltou até o momento por parte do Estado que, inclusive, não mandou nenhum representante para o evento.

“Foi consenso durante a audiência que está faltando muito diálogo por parte do Governo do Estado quanto a esse novo plano de concessões, que pondera sobre a mudança e instalação de novas praças de pedágio. Faltam informações sobre as intenções do Palácio Piratini sobre essa ação, que contemplará 30 anos de concessões e, em nenhum momento, fomos convidados a participar dessa discussão durante a elaboração desse plano, sendo que essas praças de pedágios impactarão diretamente a vida econômica de nossas comunidades e que, nos moldes em que estão sendo apresentadas, irão certamente atrapalhar ainda mais o desenvolvimento da região”, destaca o presidente da Ampara.

Defesa Civil e Gestão Publica também em pauta

Durante a reunião, o Coordenador voluntário da Oficina Regional de Defesa Civil do Vale do Paranhana, Alto Sinos e Região das Hortências, Cel. da reserva da Brigada Cláudio Rocha, apresentou uma proposta aos prefeitos sobre a cooperação e integração entre as Defesas Civis municipais das prefeituras da Ampara para auxílio mútuo e qualificação dos corpos técnicos.

No mesmo encontro, o vice-diretor de Pesquisa e Pós-Graduação da Faccat, o professor doutor Roberto Morais, explanou sobre o novo curso de especialização/mestrado de Gestão Pública que está sendo lançado pela entidade com o objetivo de promover a melhoria na administração pública regional e municipal.

Saiba Mais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *