O jornal Folha de São Paulo publicou matéria na sexta-feira (2) denunciando que, conforme dados do Ministério da Saúde, cerca de 26 mil doses da vacina AstraZeneca fora da validade teriam sido aplicadas em 1.532 municípios, entre estes é citada Taquara.
No entanto, a Secretaria Municipal de Saúde comunica que o lote vindo para Taquara foi o 4120Z005, no dia 26 de janeiro de 2021.
“Foram aplicadas as doses entre os dias 27 de janeiro e 15 de fevereiro. Foram 380 doses para profissionais da saúde. O lote venceu em 14 de abril de 2021. Portanto aplicadas dentro da validade”, explicou a secretária de Saúde, Ana Maria Rodrigues. A administração municipal reitera seu compromisso com a comunidade taquarense na fiscalização constante dos medicamentos enviados ao Município, conferindo a validade, estado de conservação e dosagem dos mesmos.
Abaixo, segue nota conjunta do Conass e Conasems
“O Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems) vêm a público esclarecer que:
– Todos os casos sobre aplicação de doses contra a Covid-19 fora do prazo de validade serão investigados;
– Não está descartado erro do Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunizações, que desde o início da Campanha de Vacinação apresenta instabilidade no registro dos dados;
– O número de casos identificados corresponde a 0,0026% de todas as doses aplicadas no País, sendo necessárias ponderação e investigação quanto à aplicação das doses e preenchimento das informações;
– A ação de Estados e Municípios visa dar rápida resposta à sociedade brasileira;
Por fim, ressaltamos que todos os profissionais destacados pelos municípios para aplicação das vacinas adotam as boas práticas de vacinação, dentre as quais, a checagem do prazo de validade.”
Saiba Mais.