Em 2020, diante da pandemia e do impacto ambiental da geração de resíduos, o Hospital São Francisco de Assis de Parobé deu início a um grande projeto de desenvolvimento sustentável.
Em termos de gestão, a entidade contratou um biólogo e criou o Time Recicla, que integra profissionais de diferentes departamentos para realizar ações de promoção da educação ambiental permanente no ambiente hospitalar, com base na responsabilidade ambiental.
Consumo contínuo, redução, reaproveitamento e reciclagem.
- Confecção de novos adesivos de identificação para todos os Resíduos de Serviço de Saúde (RSS), assim como novas placas de orientações sobre o descarte correto, além de treinamentos dos colaboradores sobre os RSS, ressaltando a importância de não misturar os resíduos comuns com resíduos infectantes.
- Contrato com a empresa COORELI para limpeza e venda dos materiais recicláveis. Foram R$ 2.726,05 arrecadados com essas vendas até o momento.
- Construção e organização de um novo abrigo de resíduos.
- Construção de uma composteira para depositar toda matéria orgânica do setor de nutrição (cascas de frutas, de verduras e legumes e cascas de ovo).
- Plantio de mudas de jardim. A terra utilizada para o plantio é proveniente da composteira que o Time Recicla construiu. As mudas foram doadas pelo Horto Municipal de Parobé. O próximo passo será numa horta e canteiros de chás.
Um dos destaques da ação deste mês é o Ecoponto, que conta com o apoio da comunidade.
Um local de coleta de lixo eletrônico instalado em hospitais. Lá, qualquer pessoa pode deixar de tudo, de geladeiras a fones de ouvido. O resíduo é vendido e restaurado como recurso que pode ser utilizado para novas operações.
Saiba Mais.