Empresa do Vale dos Sinos avança em processo para quitar débitos, mantendo as operações de transporte urbano e intermunicipal
O processo de recuperação judicial da Sociedade de Ônibus Capivarense Ltda (Socaltur Ivoti) avançou mais uma etapa nesta terça-feira (22). A Vara Regional Empresarial da Comarca de Novo Hamburgo homologou o plano de reestruturação da companhia, aprovado na Assembleia Geral de Credores (AGC) realizada em 28 de maio.
Fundada em 1954, a empresa tem uma larga trajetória no atendimento do transporte coletivo em municípios como Ivoti, Novo Hamburgo, Estância Velha e Lindolfo Collor.
O processo de recuperação abrange quatro operações da companhia em Ivoti: posto de combustíveis, oficina mecânica, loja de conveniência e o serviço de ônibus intermunicipal.
Robson Lima, consultor do escritório Medeiros, Santos & Caprara Advogados, que acompanha o tema, afirma que nada muda para os usuários do transporte coletivo.
“A empresa não foi vendida, apenas o imóvel onde hoje é a sede da Socaltur — que já tem acordo para o pagamento do aluguel caso deseje permanecer utilizando o terreno atual como garagem”, afirma, enfatizando que é provável que a companhia busque outro local para suas atividades em 2022.
O consultor esclarece ainda que a companhia seguirá operando o posto normalmente, enquanto o novo proprietário providencia a documentação para assumir as atividades.
Quando a transição puder ser realizada, a Socaltur fará a rescisão e o pagamento dos direitos dos trabalhadores. Para os inquilinos das salas locadas, não haverá mudanças.
Robson acrescenta que a decisão da Justiça celebra o sucesso da reestruturação.
“Além de saldar os débitos com os credores, será possível quitar tributos atrasados e garantir a manutenção dos empregos, bem como dos serviços do transporte urbano. E o processo permitirá novos investimentos no local, gerando mais vagas de trabalho, em linha com o compromisso social que a Socaltur sempre teve com a região”, conclui o consultor.
Saiba Mais.