Conhecimento, fonte de renda, terapia, autoestima, inclusão social são alguns dos benefícios destacados pelas alunas
Até esta quinta-feira, 11, está ocorrendo o curso gratuito “Tingimento e Pintura em Tecido”, promovido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e pelo Sindicato dos Produtores Rurais Paranhana Sinos com apoio da Diretoria de Cultura de Taquara e ministrado pela artista plástica e instrutora do Senar-RS há 16 anos, Cleci Bordignon. O curso iniciou na segunda-feira (7) e disponibiliza aos participantes certificação com validade nacional reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC).
O Senar é a maior escola da família rural do Brasil. Segundo a instrutora, o curso objetiva, além de levar o conhecimento às pessoas, fomentar a inclusão social, a autoestima, além de ser uma terapia e uma fonte de renda.
“É muito gratificante ver a pessoa chegar sem saber nada, sem ter noção de pintura saindo realizada, feliz, e é uma terapia, algumas alunas fazem o curso por indicação médica, por precisarem de um momento, e todas se sentem valorizadas, feliz em fazer um trabalho seu, uma pintura para dar de presente ao filho, à amiga, é muito bom, muito gratificante”, salienta Cleci.
No decorrer do curso as alunas aprendem a preparar o pincel, conhecer as tintas e fazer as misturas certas.
“Desenvolvo pintura a mão livre, usando luz e sombreamentos, confecção de estêncil e como pintá-lo, tingimento a frio em peças como seda, voil, algodão, também tingimento a quente usando tinta guarani, customização de peças como camisetas, calças e vestidos, usando a técnica tie dye dentre outras técnicas variadas”, explica a artista plástica.
A aluna Rejane Madalena de Souza foi convidada pelo Cras a fazer o curso.
“Estava sentindo muita falta das aulas presenciais do Cras, por isso fiquei muito feliz com o convite, com a oportunidade. Desde que começou a pandemia eu não tinha feito nada presencial, é a primeira vez e estou convivendo com essas pessoas maravilhosas, estou tão feliz, tão feliz, cada dia é um aprendizado”, comemora Rejane.
O conteúdo programático do curso abrange: tingimento a quente e frio com corantes naturais e químicos, tingimento com bloqueios (batique), criação e confecção de peças de vestuário e acessórios: canga, echarpe e bolsas, confecção de peças de decoração como almofadas e quadros, pintura em moldes, pintura a mão livre (sombreado e porcelanizado), pintura com utilização de carimbos elaborados com material alternativo como folhas e legumes, confecção de peças de enxoval. O curso ainda envolve temas relativos a aspectos de comercialização e mercado, preservação do meio ambiente e higiene e segurança do trabalho.
Saiba Mais.