• 20 de setembro de 2024 02:38

Cirurgias eletivas aguardam a liberação de cotas no município

ByRafaela Andrighi

jun 8, 2021

Em razão da pandemia da Covid-19, as cirurgias eletivas estão suspensas em todo o estado gaúcho desde março de 2020

Com a situação amenizando, gradualmente estão retornando a serem feitas nos municípios.

Em Taquara, por enquanto, somente as cirurgias consideradas de urgência são realizadas, não retornando, até o momento, nenhuma cirurgia eletiva.

Neste momento constam cerca de 245 pacientes na fila de espera para casos de cirurgia geral.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) algumas cirurgias de urgência começam a ser realizadas, como as oncológicas que estão ocorrendo no bloco cirúrgico do Hospital Vila Nova, em Porto Alegre, em virtude do bloco do Hospital Bom Jesus, o único da cidade, ainda não estar em funcionamento.

Porém, já se trabalha com a previsão de retomada do bloco cirúrgico do HBJ para os próximos dias conforme a SMS.

“As endoscopias e as colonoscopias avaliadas como de urgência foram mantidas neste período de interrupção. Ainda na segunda semana de maio, retomamos a abertura de algumas cotas destes exames, principalmente para atender a oncologia”, ressalta o diretor de Saúde, Alex Alves.

O diretor explica que à medida que as cotas vão sendo liberadas a SMS entra em contato com os pacientes.

Conforme menciona, aos poucos, estão sendo liberadas cotas para oftalmologia, em Igrejinha; ecografia, no HBJ; traumatologia/fratura, em Canoas (esta no momento sem fila de espera das urgências); mamografias (também sem fila de espera); colonoscopias e endoscopias no HBJ e neuro pediatria, em Canoas.

“A SMS faz o chamamento dos pacientes pelos contatos telefônicos que estão nos cadastros, ainda assim, quando os mesmos não atendem o telefone solicitamos às unidades básicas de saúde que nos ajudem a localizar os pacientes ou ainda enviamos um carro na residência do mesmo. Por isso é muito importante os pacientes atualizarem seus contatos telefônicos e estarem atentos às ligações do setor de regulação da secretaria”, informa Alex.

Saiba Mais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *