• 19 de setembro de 2024 19:28

Tratamento especial a microempresas e empresas de pequeno porte

ByRafaela Andrighi

maio 28, 2021
Deputado

Agora as empresas que estão iniciando suas atividades podem se planejar em suas obrigações fiscais

A Comissão de Finanças e Tributação da Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (26) proposta que suspende o pagamento de impostos federais por microempresas empresas de pequeno porte nos dois anos iniciais de funcionamento. O projeto recebeu parecer favorável do relator, deputado Marlon Santos (PDT-RS).

“A medida estimula o empreendedorismo no Brasil” salienta Marlon.

Ao final do prazo, o montante de tributos devidos poderá ser parcelado em até 120 prestações mensais, sem a incidência de multas ou encargos, com exceção da aplicação de correção monetária.

De acordo com o projeto, a suspensão atinge os seguintes tributos: Imposto de Renda da Pessoa Jurídica, contribuição para o Pis/Cofins, Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL), Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (Cofins), Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) e contribuição para a Seguridade Social. O texto altera o Estatuto da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte.

Tramitação

A proposta será analisada agora pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ). Em seguida, será votada pelo Plenário.

Microempresas Saiba Mais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *