• 20 de setembro de 2024 00:43

Baixa demanda por vacina contra gripe preocupa município

ByRafaela Andrighi

maio 20, 2021
Vacina

Iniciada em 12 de abril, a 23ª Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe (influenza) atingiu até o momento 12,76% da cobertura vacinal estipulada para o Município de Taquara que abrange um público alvo de 22.106 pessoas.

Foram aplicadas 2.834 doses, sendo 1.227 em crianças, 125 em gestantes, 24 em puérperas, 307 em profissionais da saúde, 880 em professores, 01 forças de salvamento e 270 em idosos.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, a baixa procura deve-se a preferência em se buscar a vacinação da Covid-19. Segundo informa a vacina da Covid não impede que seja tomada a da gripe e uma não anula a necessidade de tomar a outra.

“A vacina da Covid acaba sendo prioridade ainda mais que há este intervalo de aplicação entre as duas de 14 dias, levando a população a aguardar a dose de imunização do coronavírus e somente depois procurar a da gripe”, destaca o diretor técnico da Saúde, Alex Alves.

Até o dia 21 de maio, podem procurar as Unidades Básicas de Saúde pessoas com 75 anos ou mais. Pessoas de grupos que já deveriam estar vacinados como crianças, gestantes, puérperas, trabalhadores da saúde e professores também podem receber a dose.

A vacinação está sendo feita de forma escalonada onde os grupos prioritários foram distribuídos em três etapas. Esta segunda etapa é destinada a pessoas com 60 anos ou mais e professores.

A partir do dia 24 a 28 de maio serão vacinadas pessoas com 70 anos ou mais; de 31 de maio a 4 de junho, pessoas com 65 anos ou mais e de 7 a 11 de junho, com 60 anos ou mais.

Todas as unidades básicas de saúde de Taquara, tanto na zona urbana quanto no interior, estão atendendo à Campanha de Vacinação (acerca da necessidade de vacinadores nos dias de vacinação contra a Covid-19, alguma unidade poderá estar fechada).

As crianças devem ser vacinadas nas salas de vacinas das unidades básicas de saúde Piazito, Mundo Novo, Empresa e Santa Terezinha (nesta sala de vacina ,exclusivamente para a vacinação de crianças, deve-se contatar a unidade antes da vacinação); as gestantes, nas UBSs onde realizam as consultas de Pré-natal; as puérperas, na UBS Piazito quando o recém-nascido for realizar o teste do pezinho e os trabalhadores de saúde no local de trabalho ou nas UBSs de acordo com o calendário.

A terceira etapa da campanha será de 9 de junho a 9 de julho para a vacinação de pessoas com comorbidades, pessoas com deficiência permanente, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo, trabalhadores portuários, forças de segurança e salvamento, forças armadas, funcionários do sistema de privação de liberdade e população privada de liberdade e adolescentes e jovens em medidas socioeducativas.

Gripe Saiba Mais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *