Iniciativa ocorre durante esta semana em Unidades Básicas de Saúde de Taquara
Em alusão ao 18 de maio, Dia Nacional da Prevenção da Violência Infantil e Abuso Sexual, a Secretaria Municipal de Saúde em parceria com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Habitação de Taquara iniciou uma ação educativa à população durante a semana do dia 17 a 21 de maio.
A ideia é expandir a iniciativa para ser realizada também nas escolas municipais de Educação Infantil, o que já está em tratativas com a Secretaria de Educação, Cultura e Esportes (Smece) e poderá ocorrer na próxima semana.
Na segunda-feira (17), a visitadora do PIM/PCF, Andreza Santana, coordenou um bate-papo na sala de espera do setor Saúde da Mulher, junto à Unidade Básica de Saúde Darcy Ribeiro (Posto 24 Horas) falando sobre a violência infantil, como ficar atento e como proceder em caso de passar por situações deste alcance.
A ação está sendo promovida por meio da dramatização do livro “Não me toque seu Boboca”, escrito por Andrea Taubman e ilustrado por Thais Linhares, sendo apresentado pelas equipes do Programa Infância Melhor (PIM) e do Programa Criança Feliz (PCF) em diversas Unidades Básicas de Saúde do Município.
Ontem, (18), a apresentação ocorreu pela manhã, na UBS Empresa e à tarde, na UBS Piazito.
O momento tem o intuito de conscientizar de forma lúdica mostrando a todas as crianças o que é a situação de violência sexual e o que fazer para evitá-la.
A dramatização ocorre na sala de espera das unidades que ofertam atendimento às crianças da comunidade de cada bairro, em dois turnos.
“É de extrema importância estes momentos para conscientizar as famílias quanto às crianças em relação ao toque. Precisamos sempre estar atentos ao comportamento delas, pois, na maioria das vezes, os abusadores estão dentro do núcleo de convivência familiar”, salienta a supervisora e monitora, Deborah Coelho.
Hoje, (19), a dramatização do livro “Não me toque seu Boboca”, ocorreu na UBS Mundo Novo, pela manhã, às 8h30min, e à tarde, às 13h30min.
Nesta quinta-feira (20), nos mesmos horários, pela manhã será apresentada, na UBS Piazito e à tarde, na UBS Empresa e na sexta-feira (21), nos dois turnos, na UBS Santa Teresinha.
Violência Sexual Saiba Mais.