• 22 de novembro de 2024 18:29

Parceria com unidades básicas de saúde irá acompanhar gestantes

ByRafaela Andrighi

abr 19, 2021
TaquaraParceria com unidades básicas de saúde irá acompanhar gestantes
Taquara
Parceria com unidades básicas de saúde irá acompanhar gestantes

O público-alvo dos programas PIM e PCF são crianças de zero a 3 anos de idade, crianças com deficiência de zero a 6 anos e gestantes, todos com cadastro único.

“Com o objetivo de expandir o acompanhamento de famílias ao Programa Primeira Infância Melhor (PIM) e ao Programa Criança Feliz (PCF), a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Habitação, por meio da supervisora/monitora dos programas, Deborah Coelho Hack, tem realizado contato com os coordenadores das unidades básicas de saúde (UBS) a fim de estreitar laços e otimizar os serviços disponibilizados à comunidade”, avisa administração municipal.

Abordagens já foram iniciadas, durante a semana passada, nas UBSs Mundo Novo e Posto 24 Horas, no setor Saúde da Mulher.

A intenção, segundo menciona a supervisora, é até o final de abril implementar a iniciativa nos postos dos bairros Eldorado, Santa Maria e Empresa.

As reuniões, que serão quinze dias, terão a participação da visitação dos programas e médicos pediátricos e do obstetra para as diretrizes quanto à fase de desenvolvimento da criança e/ou gestação.

Além dessas reuniões, os profissionais celebrarão as visitas domiciliares para acompanhamento.

De acordo com Deborah, em março deste ano, houve uma contratação de novas visitas, para um total de sete profissionais para as famílias.

“Com isso, de 79 pessoas que eram acompanhadas, hoje já estamos acompanhando 143 crianças e gestantes. O programa é muito importante, pois auxilia as famílias com as questões da primeira infância”, relata Déborah.

De acordo com a coordenadora do Centro de Referência de Assistência Social (CRA), Caroline Britto, esses programas são essenciais, bem como crianças estimuladas e mulheres grávidas com ASG estão mais próximas das famílias e da comunidade.

Unidades básicas Saiba Mais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *