• 22 de novembro de 2024 15:05

Prédios Públicos podem ter energia fotovoltaica em Parobé

ByRafaela Andrighi

mar 25, 2021
ParobéPrédios Públicos podem ter energia fotovoltaica em Parobé
Parobé
Prédios Públicos podem ter energia fotovoltaica em Parobé

Proposta de vereador foi aprovada pelo Legislativo

Com o objetivo de incentivar o uso de energias renováveis no município, o Legislativo de Parobé aprovou projeto de lei que determina a instalação de um sistema de captação de água da chuva e instalação de energia solar em prédios públicos a serem edificados ou reformados.

A proposta de número 011/2021, é de autoria do vereador Gilberto Gomes (Republicanos). Segundo o parlamentar, é necessário que haja uma preocupação do poder público quanto a utilização de fontes de energia autossustentáveis.

“Pensar em meio ambiente é pensar no futuro. Além disso, este sistema pode causar um impacto econômico considerável, quando se reduz os gastos com energia nos prédios públicos do município. Valores que podem retornar à comunidade”, explica o vereador.

Segundo a justificativa da proposta, o principal foco é a instalação na rede escolar do município a partir de um estudo que avalie cada um dos espaços e suas particularidades.

“Não se pode comparar um educandário que recebe 300 alunos com uma creche de 120 crianças. Por isso, deixamos em aberto esta questão para que o Executivo analise o que fica melhor conforme a demanda”, destaca.

Lugares como o Hospital São Francisco de Assis já utilizam a energia fotovoltaica. Na Casa de Saúde, o investimento foi feito pela empresa Rio Grande Energia (RGE) em 2019, e teve o custo de aproximadamente R$ 184 mil.

Além de ser uma das melhores fontes para a geração de energia elétrica, a energia solar fotovoltaica é uma alternativa na expansão da oferta de energia com menor impacto ambiental.

O projeto aguarda sanção da Prefeitura Municipal.

Foto: rge parobé

Prédios Públicos Saiba Mais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *