As restrições causadas pela grave crise sanitária do coronavírus acabam de completar um ano no Rio Grande do Sul.
Na Defensoria Pública do Estado (DPE/RS), os últimos 12 meses foram de readaptação. Os atendimentos, que antes eram feitos pessoalmente, tiveram que migrar para o mundo virtual.
Mesmo com todas essas mudanças, a DPE/RS não parou em nenhum momento. Entre 18 de março de 2020 e 17 de março de 2021, a instituição registrou 1,2 milhão de atendimentos. Eles aconteceram por telefone, e-mail, SMS, whatsapp, chat, entre outros.
Nesse um ano de pandemia, o número de novas pessoas atendidas pela Defensoria foi de 149 mil. Com o acréscimo, hoje, a DPE/RS presta orientação jurídica e defesa, em todos os graus, judicial e extrajudicial, para 1,7 milhão de pessoas.
“Analisamos esses números com dois sentimentos: satisfação e, ao mesmo tempo, tristeza e preocupação. Satisfação por ver que a Defensoria Pública, como instituição essencial de Estado, está conseguindo dar a resposta que a sociedade precisa, em especial, nesse momento tão difícil. Por outro lado, nos entristece e nos preocupa perceber que, economicamente, a sociedade está empobrecendo. As pessoas estão perdendo empregos e, muitas delas, que antes não nos procuravam, passaram a buscar socorro na DPE/RS, justamente por estarem sem renda”, comentou o Defensor Público-Geral, Antonio Flávio de Oliveira.
DPE/RS Saiba Mais.