Na semana em que completará 131 anos de fundação, no próximo domingo (21/03), a Secretaria de Obras e Habitação divulga o relatório de gestão do exercício 2020.
O documento resume as ações mais relevantes lideradas pelos departamentos da pasta, com destaque para as entregas concretas à sociedade.
Entre as diretrizes estão a redução do déficit habitacional, a regularização urbana e fundiária, o investimento na infraestrutura através da conservação de estradas vicinais, a gestão de barragens, a perfuração de poços no interior do Estado, além realização de projetos e a construção e a fiscalização de obras públicas – conforme orçamento e demanda das demais secretarias.
O relatório também relembra ações voltadas ao combate da Covid-19, bem como para a redução dos danos causados pela seca.
Dentro do Plano de Enfrentamento à estiagem do governo do Estado, a SOP iniciou em janeiro deste ano o repasse de R$ 11,1 milhões para a perfuração de poços em 79 municípios e o pagamento de horas-máquina contemplando 65 cidades do interior.
“Apesar do ano atípico, o governo do Estado seguiu cumprindo com o seu papel: entregar resultados concretos à população. A SOP igualmente tem muitos avanços para comemorar e que servem de inspiração para os próximos passos da caminhada” , resumiu Stédile, citando o trabalho realizado pelos departamentos de Obras Públicas, Habitação, Regularização Fundiária e Reassentamento, Desenvolvimento Urbano, Poços e Redes e Barragens.
O relatório também relembra os projetos estratégicos em andamento na gestão. Entre eles está a execução do Programa Nenhuma Casa Sem Banheiro que buscará atender 11 mil famílias em todo o Estado.
Inicialmente, a iniciativa contemplará 10 cidades da Região Metropolitana por meio da construção de 300 unidades.
Confira o relatório em obras.rs.gov.br
Texto: Saul Teixeira
lustração: Lucas Leal
Ascom SOP/RS
RS apresenta relatório Saiba Mais.