O IBGE divulgou dois editais para a contratação temporária de 204.307 pessoas para trabalhar na organização e coleta do censo de 2021 em todo o país. Na região, existem um total de 297 vagas para investigador, 28 para agente censitário supervisor (ACS) e 9 para agente censitário municipal (ACM).
As cidades atendidas por essas vagas são: Araricá, Igrejinha, Nova Hartz, Parobé, Riozinho, Rolante, Sapiranga, Taquara e Três Coroas.
O registro da ACM e ACS é válido até 15 de março. Quanto aos agente censitário supervisor, eles se inscreverão antes de 19 de março.
Para participar do concurso para a função de recenseador, os candidatos devem ter concluído o ensino fundamental, e para ACM e ACS, o ensino médio completo.
Após a inscrição, o candidato poderá escolher a área de atuação e a cidade em que fará o exame.
A taxa de inscrição (39,49 reais para ACM e ACS, 25,77 reais para recenseador) pode ser paga online ou em qualquer banco ou loja de loteria.
O exame será realizado em todos os locais onde houver vagas. Eles serão aplicados a ACM e ACS em 18 de abril, e aos recenseador em 25 de abril.
Essa diferença de datas permite que os candidatos participem de dois processos seletivos.
Inscreva-se:
Para Recenseador
https://www.cebraspe.org.br/concursos/IBGE_20_RECENSEADOR
Para Agente Censitário Supervisor (ACS) e Agente Censitário Municipal (ACM)
https://www.cebraspe.org.br/concursos/IBGE_20_AGENTE
A faixa salarial do agente censitário é de R $ 1.700 a R $ 2.100
“Para a seleção de nível médio, os mais bem colocados em cada município ocuparão a vaga de ACM, que será o responsável pela coordenação da coleta do Censo 2021 naquela cidade. Já o ACS supervisiona as equipes de recenseadores. As remunerações dessas duas funções são de R$ 2.100 para ACM e R$ 1.700 para ACS, com jornada de 40 horas semanais. Além do salário, terão direito a auxílio-alimentação, auxílio-transporte, auxílio pré-escola, férias e 13º salário proporcionais, de acordo com a legislação em vigor e o estabelecido no edital”.
“Os recenseadores, por sua vez, são os profissionais que visitarão todos os domicílios do país, entrevistando seus moradores. Eles serão remunerados por produtividade, de acordo com a quantidade de residências visitadas e pessoas recenseadas, considerando ainda a taxa de remuneração de cada setor censitário, o tipo de questionário preenchido (básico ou amostra) e o registro no controle da coleta de dados”.
“As vagas são temporárias e os contratos terão duração prevista de três meses para a função de recenseador e de cinco meses para ACM e ACS, podendo ser renovados de acordo com as necessidades do IBGE e a disponibilidade orçamentária”.
Acordo de saúde contra Covid-19 no dia do exame
Os regulamentos de saúde para Covid-19 serão divulgados em detalhes em um aviso específico sobre o local de teste. A declaração exige o uso obrigatório de máscaras, uma distância segura entre candidatos e aplicadores de teste e álcool em gel disponível em todos os locais de teste.
Os candidatos que não cumprirem as medidas cautelares serão excluídos do processo seletivo e terão seus exames cancelados.
IBGE abriu vagas Saiba Mais.