A parceria entre governo do estado, prefeitura e Hospital Bom Pastor, intercalada pelo Deputado Dalciso Oliveira, ativou 10 UTIs (Unidades de Terapia Intensiva) na manhã desta sexta-feira (03/05) todos sendo eles leitos SUS, utilizado para tratar pacientes de Covid em Igrejinha.
A estrutura está instalada em uma área de emergência onde são atendidos pacientes internados da COVID. Além dos 10 leitos de UTI, o hospital passou a contar com o total de 14 leitos COVID.
Segundo João Schmitt, diretor do HBP, a situação tem sido muito difícil e cheia de tensões, e a cada dia o hospital trabalha muito para dar o melhor socorro aos pacientes.
“Desde o início da pandemia a estrutura montada no Hospital Bom Pastor vinha sendo suficiente, mas chegamos a um momento em que a elevação do número e a gravidade dos casos fez com que precisássemos ampliar e qualificar essa estrutura”, comentou.
Simone do Amaral, ministra da Saúde de Igrejinha, destacou que é fundamental a abertura de 10 leitos de UTI no Hospital Bom Pastor de Igrejinha neste momento.
Devido às condições do estado, os leitos hospitalares serão ocupados por pacientes que aguardam internação.
Ressalta-se que a gestão dos leitos hospitalares será realizada pelo Estado, atualmente os hospitais devem ter complexidade para fazer frente ao aumento de pacientes graves que necessitam de cuidados.
O secretário enfatizou que medidas preventivas básicas devem ser tomadas, como higienização das mãos, uso de máscaras e manutenção da distância social para diminuir a disseminação do vírus.
O prefeito Leandro Horlle agradeceu ao governo do estado por disponibilizar leitos hospitalares, e destacou que a prefeitura tem trabalhado muito para lidar com essa epidemia, seja na área da saúde, seja na medida em que aumenta o número de serviços de UMT (Unidade médica terapêutica), mas também busca métodos alternativos para reduzir o impacto na economia e medidas de incentivo à manutenção do trabalho e da renda.
Participaram do ato o Deputado Estadual Dalciso Oliveira, o Vice-Prefeito Joãozinho Lopes e o Presidente da Câmara de Vereadores William Procksch e a Gerente Assistencial do HBP, Joice Adriana da Silva.
Saiba Mais.