15.000 metros quadrados de um novo espaço para melhor acomodar pacientes
Esta semana começou a quebrar o recorde diário de atendimento do Covid Center em Taquara.
Nesta última quarta-feira (3), 262 pessoas procuraram o local em busca de sintomas compatíveis ao vírus – o maior número desde o início da pandemia.
A demanda é grande e o atendimento superlotado. Para resolver esse problema, o Covid Center vai mudar de endereço nos próximos dias e se mudar para um prédio de 1.500 metros quadrados na orla da Avenida Sebastião Amoretti número 2200 perto no bairro Petrópolis.
Esta será a segunda mudança do Covid Center na administração atual. No início de janeiro, o serviço deixou um prédio alugado sem banheiro e ar condicionado para uma estrutura melhor na cidade.
Porém, devido à grande procura por pessoas sintomáticas nos últimos dias, a prefeitura acredita que é preciso procurar outro lugar.
A fábrica de calçados que não estava sendo ocupada já há algum tempo foi cedida gratuitamente pelo proprietário, por meio do sistema de empréstimos, para que ali pacientes com doenças suspeitas pudessem ser atendidos.
A mudança é um ótimo presente para o município, pois não incorrerá em aluguel e trará maior conforto aos moradores.
“O espaço é amplo e bem ventilado. Essa concessão é reconfortante porque vai beneficiar nossos moradores quando necessário” comenta prefeita de Taquara.
O novo endereço tem 105 cadeiras para os atendimentos, e o espaçamento entre cada cadeira é de meio metro.
Na terça (2) e na quarta (3), toda a estrutura foi limpa. Na próxima semana, serão feitas adaptações físicas, elétricas e hídricas por meio da oficina de instalação.
Além do Covid Center, o novo local também atenderá a síndromes respiratórias agudas graves e semelhantes a gripes, que geralmente são mais comuns no inverno, especialmente entre crianças e idosos.
Além da área de recepção, a estrutura de atendimento contará ainda com três consultórios médicos, três salas de observação, uma sala de enfermagem, uma sala de exames, uma equipe profissional, banheiros masculino e feminino.
Ana Maria Rodrigues, diretora da Secretaria de Saúde de Taquara, destacou que o aumento de casos ativos e de prontuários atendidos nos últimos dias conferem a essa estratégia de um distanciamento maior, com mais espaço e é possível atender Taquara de forma humanizada.
Uma das ações mais recentes é a ampliação da equipe médica e de enfermagem para conseguir atender a grande demanda.
“Vivemos o pior momento da pandemia, com esgotamento do sistema público de saúde, principalmente de leitos clínicos e UTIs na rede hospitalar”, destacou ela.
A secretária destacou a importância das parcerias e da participação da comunidade em ações de apoio, e agradeceu o empresário pela concessão deste empréstimo porque vai proporcionar um espaço de maior qualidade, mais saudável e a possibilidade de tratar as síndromes relacionadas à gripe no inverno.
Centro Covid Saiba Mais.