Em reunião realizada ontem à tarde (03.03) com o Prefeito de São Francisco de Paula, Marcos André Aguzzolli, e a Secretária Municipal de Educação, Ana Paula Ferreira Cruz Bennemann, o 32° núcleo do Cpers/Taquara, por intermédio de sua Diretora Geral, Professora Simone Goldschmidt, e de seu Vice, Professor Alex Saratt, expuseram as preocupações da categoria e do sindicato com o retorno às aulas em meio a pandemia de COVID.
De acordo com a Professora Simone, a decretação da bandeira preta é só mais uma prova da gravidade da situação e não anula, ao contrário, reforça, a constatação de que mesmo em bandeira vermelha os riscos de contágio e propagação do vírus não só eram altíssimos, como as escolas também não apresentavam as condições de salubridade adequadas para a retomada de atividades presenciais.
Segundo Simone, o discurso negacionista, a forte pressão do capital privado e a situação desesperadora de muitas famílias (agravada com o fim do auxílio emergencial), contribuem para que se forme na opinião pública uma compreensão equivocada do problema.
Simone também destacou a importância da manutenção do fechamento das escolas, reconhecendo as dificuldades e sacrifícios que tal medida implica, porém sublinhando que as mesmas são potenciais vetores de transmissão da doença, agora mais agressiva e que tem atingido crianças, e da prioridade em salvar vidas.
Apelou para o bom senso, humanidade e responsabilidade dos gestores, pleiteando a manutenção da política de trabalho/ensino remoto e o esforço para efetivar a vacinação da população, com atenção aos trabalhadores e trabalhadoras em educação.
Recebeu como resposta do Sr. Prefeito Marcos… a confirmação de que o município de São Francisco de Paula irá manter o decreto que suspende as aulas presenciais em todos os níveis e redes e que a municipalidade tem pautado tal postura nas associações do qual participa (AMPARA e AMSERRA), dispondo-se inclusive a mediar conversações com outras prefeituras.
Em nome do Cpers, a Professora Simone Goldschmidt agradeceu a decisão, colocando também o 32° núcleo plenamente à disposição para dialogar e propor medidas que venham a auxiliar no trato da questão, defendendo a vida de educadores, educandos e comunidade.
O Cpers-Sindicato, regional de Taquara, enviou ofício à todas as Prefeituras e Câmaras de Vereadores dos doze municípios cobertos em sua jurisdição.
Até o momento obtivemos apenas retorno de São Francisco de Paula, porém continuaremos perseguindo a audiência com os representantes locais dos poderes públicos a fim de exigir a vacinação e a continuidade do isolamento nos estabelecimentos de ensino.
Saiba Mais.