A unidade de terapia intensiva do centro de saúde taquarense aumentou 160%
O Hospital Bom Jesus (HBJ) em Taquara fornecerá mais seis leitos de UTI para o hospital Covid-19 nesta segunda-feira dia (1).
Na quarta-feira (24) de fevereiro, dez leitos comuns de terapia intensiva foram convertidos em enfermarias exclusivas para pacientes com a doença.
Com isso, em menos de uma semana, o atendimento no Centro de Saúde Taquarense aumentou 160%.
O anúncio foi transmitido ao vivo na tarde desta quinta-feira, dia 25.
Estiveram presentes a prefeita Sirlei Silveira, a secretaria da Saúde Ana Maria Rodrigues e o diretor da Associação Hospitalar Vila Nova (AHVN) Dirceu Dal’Molin.
“Os leitos já estão sendo montados e aguardamos, até a segunda-feira, o envio de monitores e respiradores pelo Estado”, destacou Dal’Molin.
Na quarta-feira passada, três respiradores de emergência foram recebidos.
Os 14 novos leitos na enfermaria e os 6 leitos do HBJ são elegíveis para se tornarem exclusivos da Covid.
“O hospital está bem estruturado para receber estes pacientes, especialmente com aparelhagem e equipe técnica”, comentou Dal’Molin.
A prefeita Sirlei Silveira destacou que essa contribuição deixa as pessoas mais seguras para os pacientes que precisam de terapia intensiva pois eles terão leito hospitalar, mas é necessária a colaboração de todos neste momento.
“Não adianta aumentarmos o número de leitos e as pessoas seguirem se aglomerando e se contaminando. Precisamos que todos façam a sua parte. Estamos fiscalizando e cobrando quem descumpre as medidas sanitárias, mas esta luta é de todos”, comentou.
Ana Maria Rodrigues, secretária da Secretaria Municipal de Saúde, destacou que as pessoas devem agir com cautela para evitar o acúmulo e a contaminação de pessoas. O aumento de leitos amplia a capacidade de atendimento de UTI para Taquara e região. Ela enfatizou: “Neste momento está o maior vigilante do sistema de saúde hospitalar. Para tanto, todos devem fazer o possível para vencer este perigoso inimigo invisível”.
Hospital Bom Jesus Saiba Mais.