Durante as quatro semanas seguintes, a agência de inspeção e segurança de Taquara trabalhará na Operação Bandeira Preta. Na noite de quinta-feira (25), entraram em ação militares, bombeiros, polícia civil, defesa civil, vigilância sanitária, Procon, fiscalização tributária e Administração Geral de Transportes.
Um comboio de sete viaturas passará por vários bairros da cidade e sairá do quartel-general da brigada militar. Observando a suspensão estadual das atividades gerais das 20h00 às 17h00 promulgada nesta segunda-feira (22), alguns estabelecimentos comerciais, como bares e restaurantes, foram fiscalizados.
Conforme o coordenador de Defesa Civil de Taquara, Matheus Modler, muitas das visitas a essas localidades são por meio de reclamações da comunidade, via telefone e WhatsApp 99303-8172.
“Em resposta às aglomerações, principalmente de estabelecimentos localizados na Avenida Sebastião Amoretti, que estavam vindo a nós nas últimas semanas, e, como reforço ao cumprimento dos protocolos do governo estadual de fechamento do comércio ao público definimos a Operação Bandeira Preta”, comenta.
Segundo o coordenador, no primeiro dia de operação, um bar foi fechado e um grupo de músicos tocando em um local específico foi notificado.
“Circulamos por vários bairros da cidade alertando a comunidade. Durante a nossa vistoria, não presenciamos muitos estabelecimentos abertos, havia poucas pessoas na rua, mesmo com o jogo do Inter acontecendo. De modo geral, percebemos uma boa recepção em todos os lugares que chegamos, pois as pessoas têm consciência do certo e do errado, mas acabam, por vezes tentando fazer o errado. Justamente por isso que a Operação Bandeira Preta seguirá nas próximas semanas“, destaca Modler.
Para a prefeita Sirlei Silveira, esse movimento é uma resposta à comunidade, que o governo está fazendo a sua parte, mas todos precisam cooperar.
“Iremos fazer essa operação novamente nas próximas quatro semanas. Estamos fazendo a nossa parte, conseguimos aumentar em 160% o número de leitos de UTI Covid em Taquara em uma semana, mas essa luta é de todos. Colabore, ajude a fiscalizar também, denuncie e cobre que as pessoas que estão ao seu redor cumpram as normas sanitárias. Cuide-se! O momento é crítico na saúde”, comentou a prefeita.
Operação Bandeira Preta Saiba Mais.