Para que os moradores do bairro Cruzeiro do Sul e imediações, não precisem se deslocar até o centro da cidade, ou mesmo, até outras Unidades Básicas de Saúde, e, visando a proteção e segurança, principalmente em decorrência da pandemia do novo coronavírus, a municipalidade entregou na última sexta-feira, 9, um Posto de Saúde para suprir as necessidades iniciais de quem precisar de atendimentos médicos e de enfermagem. A UBS está localizada na rua Guilherme Kassner, 1606, e, atende, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h.
Em uma breve visita que marcou a abertura da UBS Cruzeiro do Sul, o prefeito Tito Livio Jaeger Filho e o secretário de Saúde, Vanderlei Petry, formalizaram a entrega à comunidade. “O ato é simples, mas não menos importante, pois estamos sanando uma reivindicação da comunidade. Muitas pessoas questionam a abertura de postos em alguns locais e em outros não, mas isso é uma determinação do Ministério da Saúde. Antigamente era mais fácil a abertura de unidades, hoje tem que suprir as exigências federais. O motivo para a abertura desta unidade e outras que abrimos é a pandemia, pois justificamos a importância das pessoas serem atendidas em seus próprios bairros, e não precisarem se deslocar até a área central do município, evitando aglomerações desnecessárias”, menciona Tito.
Morador há 40 anos do bairro, o ex-prefeito de Taquara, Ari Rodrigues, comemora a conquista. “Quando fui prefeito, entre 1993 e 1996, houve o início da municipalização da saúde e abrimos um posto aqui no bairro, mas pelas contingências administrativas e investimentos destinados a outras áreas, deixou de existir. Hoje, vejo com muita felicidade esta reconquista, a manifestação dos moradores quando souberam da abertura desta unidade foi muito positiva. Saúde é tudo. Agradeço em nome da nossa comunidade do bairro Cruzeiro do Sul este olhar da Administração”, declara Rodrigues.
Participaram do ato, cumprindo com as medidas de segurança acerca da pandemia, a enfermeira Érica Carvalho; a técnica de enfermagem, Fernanda Ardengui, o médico dr. Nathan Bugs; a representante da empresa GaúchaMed, Susie Tubino; agentes comunitárias de saúde e moradores do bairro.