A comunidade de Entrepelado, localidade interiorana do município de Taquara, conta, a partir da terça-feira, 6, com uma Unidade Básica de Saúde. Há muito tempo reivindicada pelos moradores, o novo posto de saúde, só foi possível de ser concretizado, neste momento, devido à situação evidenciada pela pandemia da COVID-19, que determina como medida de cuidado e prevenção, o distanciamento social, assim como comenta o prefeito Tito Livio Jaeger Filho.
“Antigamente era muito fácil, se abria postos de saúde em qualquer lugar. Depois de um tempo o Ministério da Saúde começou a regular, limitando a abertura de unidades. Com as medidas referentes à pandemia, que a ordem é de distanciamento social, conseguimos entregar unidades em alguns locais que ainda não tinham para que as pessoas não precisem se deslocar até o centro e recebam o atendimento em sua própria localidade. Fizemos uma frente de trabalho, e, além desta, vamos entregar uma unidade no bairro Cruzeiro do Sul e outra no bairro Santa Rosa. Vamos ficar com 100% da cidade cercada de unidades básicas de saúde, lembrando que passando a pandemia os postos seguem com os atendimentos, pois já definimos recursos para a manutenção destas novas unidades”, destaca Tito.
O senhor Paulo Roberto Muller, morador há 40 anos na localidade, foi o primeiro paciente atendido na nova unidade. “Será muito bom pra nós ter este posto aqui, fazia muito tempo que pedíamos um olhar assim pra nossa região. Vamos torcer para que a comunidade use bem o posto para que tenhamos médico mais dias na semana”, menciona Muller. Segundo a enfermeira, Érica Carvalho, a equipe da unidade estará presente diariamente auxiliando a comunidade no que precisar, agendando exames, auxiliando na obtenção de receitas e medicamentos, acompanhando a saúde do paciente.
A Unidade Básica de Saúde de Entrepelado atenderá de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, sem interrupção ao meio-dia. Neste primeiro momento, o médico dr. Nathan Bugs, atenderá nas segundas-feiras, e, os demais dias, serão assistidos pela coordenadora Cátia Silva, pela enfermeira Érica Carvalho e pela técnica de Enfermagem, Cláudia Toledo.