• 19 de setembro de 2024 19:31

28 de Agosto o Dia do Avicultor

ByDouglas

ago 28, 2020

Nesta sexta-feira (28) de agosto é celebrado o Dia do Avicultor. Avicultores são profissionais empenhados em garantir o abastecimento de carne de frango para as famílias em meio à pandemia de Covid-19.

28 de Agosto o Dia do Avicultor
28 de Agosto o Dia do Avicultor

Segundo a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) o momento é oportuno para a celebração do setor de avicultura em todo país. De acordo com seus levantamentos e perspectivas a produção de carne de frango poderá alcançar em torno de 13,7 milhões de toneladas em 2020, um crescimento quase 4% maior em relação às 13,245 milhões de toneladas produzidas em 2019.

Os níveis de consumo também estão aumentado no mercado interno com a expectativa de uma alta de 2,5%, com o total de 43,9 quilos per capita.

O presidente da ABPA avaliou o setor: “Apesar da demanda do mercado internacional estar aquecendo as exportações brasileiras, não podemos deixar de notar a excelência no trabalho exercido pelos avicultores aqui dentro do Brasil. Graças à competência e dedicação de nossos avicultores, somos referência mundial em qualidade, status sanitário, sustentabilidade e produtividade. Livre de Influenza Aviária, temos a produção de carne de frango com nível de emissão de CO2 45% inferior ao do frango produzido no Reino Unido e 50% menor que o da avicultura francesa. Os dados são do Defra-UK. Nosso status sanitário é motivo de orgulho e de reconhecimento”.

28 de Agosto o Dia do Avicultor
28 de Agosto o Dia do Avicultor

O setor produtivo de avicultura segue a Legislação Brasileira (Portaria Interministerial n° 19), tendo como parâmetro adicional um protocolo aprovado cientificamente pelo Hospital Israelita Albert Einstein.

O guia que está sendo seguido durante o atual período de pandemia possui recomendações envolvendo todas as etapas do processo produtivo com exigências para que as instalações das empresas protejam os trabalhadores, entre as recomendações estão:

• Afastamento de todos os colaboradores identificados como grupo de risco e intensificação das ações de vigilância ativa, com o monitoramento da saúde dos funcionários;

• Adoção de medidas contra aglomerações em restaurantes, transportes e outras áreas. Onde foi verificada a necessidade, até catracas foram extraídas;

• Desinfecção e higienização de toda a planta a cada pausa na produção, o que acontece diversas vezes ao dia. Os produtos utilizados também eliminam o coronavírus;

• Intensificação dos processos de higiene entre os colaboradores;

• Adoção de campanhas de conscientização interna e setorial;

• Reforço na proteção individual, com uso de máscara cirúrgica (buconasal) e Face Shield, além dos habituais uniformes, luvas, máscaras e outras camadas de proteção;

• Instalação de barreiras laterais, impedindo contato entre os colaboradores na linha de produção.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *