Visando aumentar ainda mais o número de leitos e equipamentos disponíveis para o atendimento de pacientes com Covid-19 (novo coronavírus), o Ministério da Saúde encaminhou ao Governo do Estado do Rio Grande do Sul 103 respiradores, além de habilitar 73 novos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Taquara está entre os 25 municípios gaúchos contemplados e recebeu sete novos respiradores.
Entre os ventiladores mecânicos, são 50 respiradores beira-leito (utilizados em UTI) e outros 53 de transporte (para o deslocamento de pacientes). No mês de junho, a Secretaria Estadual da Saúde já havia recebido 270 respiradores.
Reforçando o enfrentamento a pandemia do coronavírus no Hospital Bom Jesus, que recentemente também criou uma ala especial para atendimento de casos suspeitos de terem contraído a Covid-19, foi encaminhado à casa de saúde de Taquara cinco ventiladores mecânicos beira-leito (utilizados na UTI) e mais dois respiradores de transporte (utilizados no deslocamento de pacientes). Segundo a Associação Hospitalar Vila Nova (AHVN), entidade gestora da casa de saúde taquarense, os equipamentos chegaram no sábado (11).
No Rio Grande do Sul, também foram contemplados com novos respiradores os municípios de Alegrete, Cachoeirinha, Camaquã, Canguçu, Canoas, Carazinho, Caxias do Sul, Gravataí, Ijuí, Montenegro, Parobé, Porto Alegre, Santa Cruz do Sul, Santa Rosa, Santana do Livramento, São Gabriel, São Jerônimo, São Leopoldo, São Luiz Gonzaga, Sapiranga, Uruguaiana e Vacaria.