A partir da próxima semana, os pacientes com diagnóstico positivo para o COVID-19 poderão receber, de acordo com prescrição médica, a hidroxicloroquina.
A Secretaria de Saúde de Igrejinha conseguiu adquirir a matéria prima necessária para manipulação do medicamento, oportunizando o uso do medicamento no tratamento precoce.
O Município de Igrejinha disponibiliza todos os demais medicamentos preconizados para o tratamento de pacientes com síndrome gripal sendo eles a azitromicina, tamiflu, paracetamol, entre outros, mas sempre de acordo com a prescrição médica.
De acordo com a Secretária Simone do Amaral, o município considera que a prescrição de qualquer medicamento é prerrogativa do médico e que o tratamento de todos os pacientes, inclusive os portadores da COVID-19 deve ser baseado na autonomia do profissional e na valorização da relação médico-paciente.
A prescrição dos comprimidos manipulados de hidroxicloroquina fica a critério do médico, sendo necessária também a vontade declarada do paciente através de assinatura do termo de ciência e consentimento, além da realização de eletrocardiograma e exames laboratoriais que colaborem para a maior segurança do paciente durante o tratamento.
Os atendimentos serão todos realizados no centro de atendimento ao COVID, junto ao Parque Almiro Grings.