Cidades do Rio Grande do Sul sofreram com enchentes na última semana, uma das consequências foi o aumento dos níveis dos rios, como o Rio Paranhana. Como resultado, diversos moradores ficaram desalojados e aconteceram inúmeros salvamentos pelo Corpo de Bombeiros
Três Coroas foi a primeira cidade do Vale do Paranhana a ser atingida pelos temporais. Como resultado do crescimento do rio, muitas casas foram alagadas. Os outros municípios atendidos pelo 2º BBM foram Taquara, Parobé e Igrejinha.
Durante, os bombeiros de Taquara e Parobé foram coordenados pelo Major Deoclides Silva da Rosa e pelo 1º Tenente Waldemar David Pereira Dias, somado a isso contaram com o apoio dos bombeiros voluntários de Três Coroas e Igrejinha efetuando o resgate de mais de 200 famílias, cerca de 400 pessoas, nessas quatro cidades banhadas pelo Rio Paranhana.
“Montamos e organizamos equipes de bombeiros militares e voluntários para atuar de forma concomitante nos bairros atingidos em Taquara, Parobé, Igrejinha e Três Coroas, sendo distribuídas de forma rápida para auxiliar as pessoas a saírem de suas residências e também no salvamento de animais, como cães, gatos e porcos, além da proteção do patrimônio”, explicou Major Deoclides.
De acordo com o Corpo de Bombeiros taquarense, das 20h do dia 07 até às 3h da manhã do dia 08, choveu em Taquara cerca de 130 milímetros e em torno de 107 milímetros em Igrejinha. Já em Três Coroas, em 30 horas, choveu 196 milímetros e em Parobé foram aproximadamente 157 milímetros, também em 30 horas. O que fez com que o Rio Paranhana atingisse oito metros em seu pico máximo.
Número de atingidos
Em Taquara, os bairros mais atingidos foram Santa Maria, Eldorado, Empresa e no Balneário João Martins Nunes (Prainha), ambos próximos dos rios Paranhana e Dos Sinos. Foram utilizados barcos para resgatar as famílias e encaminhá-las a um albergue temporário montado na sede do CTG “O Fogão Gaúcho”.
“Foram resgatadas em torno de 60 famílias. A maioria das pessoas foi para casa de familiares e outras para o local disponibilizado pela Prefeitura de Taquara. O resgate, na maior parte do tempo, foi realizado por nossos barcos e botes, mas também utilizamos os botes dos bombeiros voluntários de Igrejinha e Três Coroas, que auxiliaram nos resgates, e de outras pessoas que colaboraram com as ações”, explicou Tenente Dias.
Em Parobé, os bairros mais atingidos foram Paraíso, Mariana, XV de Junho, Banco da Terra, Funil, Loteamento Solar e Loteamento São João. Cerca de 120 pessoas tiveram suas casas atingidas, necessitando ficar alojadas no Ginásio da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Professora Noemy Fay Dos Santos e no Ginásio Municipal, outras optaram por buscar abrigo em casas de conhecidos ou familiares.
Em Igrejinha foram atingidas aproximadamente 2,5 mil pessoas. Já em Três Coroas, onde 750 moradores sofreram com o avanço das águas, foram resgatadas cerca de 90 pessoas. A maioria das vítimas foi para casa de parentes ou amigos, e o restante foi encaminhado ao Ginásio Municipal de suas respectivas cidades.