• 21 de novembro de 2024 18:04

A música na história humana

ByJulia Tavares

jun 8, 2020
A música na história humana
A música na história humana

A música na história humana – Caros leitores do Jornal News Paranhana, neste número do nosso artigo gostaria de retomar uma pergunta que fiz no texto anterior: Como você ouve música?

Aqui eu gostaria de ampliar a discussão no sentido de refletir a partir de como, na história, de forma resumida, o ser humano concebeu a ideia de que poderia organizar os sons que ouvia na natureza de forma que desse algum sentido e assim criasse o conceito de música. Mas antes, primeiramente, temos que definir a palavra “música”, este palavra surgiu na Grécia Antiga que denominava a “arte das musas”, as musas poderiam ser pessoas ou coisas que inspiravam o poeta a criar textos falando da beleza daquele objeto, mas porque um poeta? Porque na época o som estava associado à palavra, ou seja, não havia a ideia de música somente tocada, pois quando havia um instrumento, por exemplo a cítara, era para acompanhar a declamação de um poeta.

Isso ainda hoje ocorre na cultura gaúcha, por exemplo, quando um “pajador”, declamador ou declamadora diz o uma poesia acompanhada pelo violão. Tudo isso para dizer que o conceito mais próximo que nós historicamente temos é a da Grécia Antiga, lá foi definida as bases do que hoje compreendemos o que seja música, assim como toda uma cultura desde as artes até o conceito de democracia. Mas a música não surge na Grécia Antiga, lá ela foi simplesmente sistematizada nos que diz respeito aos conceitos como as escalas, ritmos, etc., assunto que trataremos em outro texto. Mas quando surge? Isso é impossível de se definir, os estudos da paleontologia afirmam que foram encontrados objetos de 20.000 anos atrás que poderiam ter relação com a produção de som como flautas de osso de animais e desenhos rupestres representando algum instrumento.

O que se conclui que os seres humanos já manipulavam o som quer com a voz, ou objetos da natureza que produziam som desde as primeiras manifestações da presença humana organizada na história. Mas como era essa música? Pra que servia? Não se sabe com certeza porque, diferentemente de hoje que podemos gravar os sons em um aparelho físico ou eletrônico, não havia isso na época, apenas as artes rupestres os objetos arqueológicos podem nos dar uma suposição do era.

Segundo os estudos, o que se sabe é que havia a relação dos sons produzidos por esses seres humanos com as divindades, os espíritos primitivos que se manifestavam através dos sons da natureza, dos animais, como ainda hoje os povos originários fazem em essa relação. Com certeza se utilizava os sons do canto quanto de instrumentos, principalmente de percussão, para diversos tipos de ritos, tanto de curas quanto de comunicação com as divindades. No próximo número vamos ver como então a música se sistematiza na Grécia e depois vai tomando os contornos que como a conhecemos hoje. Até!

(Por Alex Barbosa – bacharel em música pela UFRGS) – 10/06/2020

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *