Musicalidade
(Por Alex Barbosa – bacharel em música pela UFRGS) – 20/05/2020
Caros leitores do Jornal News Paranhana, estamos iniciando esta coluna primeiramente agradecendo o convite da redação editorial desta página e também acreditando que possamos contribuir para que a informação e o conhecimento com relevância possa ser difundido nos meios digitais e atingir o público de forma democrática em todas as camadas sociais, elevando assim o seu nível de conhecimento. No nosso caso, vamos tratar desta que é uma manifestação genuinamente humana: a música. Poderíamos começar pela clássica pergunta: o que é música? E assim denominar de várias formas os mais variados significados que, inclusive, estão nos principais dicionários. Mas gostaria de propor outra pergunta: como você, caro leitor, OUVE MÚSICA?
Porque faço essa pergunta? Porque partimos do pressuposto que música é som, que, captado pelo parelho auditivo chega ao cérebro que o codifica como música ou outro som qualquer. Nesse caso, ele identifica porque já temos a capacidade de discernir entre um ou outro pois até determinada idade, as construções mentais, os conceitos e os conhecimentos adquiridos sobre o que é música já estão estabelecidos. Ou seja, a música é uma manifestação exclusivamente humana e culturalmente construída. Todos os povos e nações no mundo têm a sua música própria, suas características, e o modo de se relacionar, também a que serve e se destina. Podemos ouvir música para festejar, enlutar, se conectar espiritualmente, em diferentes espaços e em diversas situações. Ao longo desta coluna nas várias edições, vamos abordá-la de várias formas, pois o assunto é quase inesgotável.
Mas volto á pergunta anterior, como você ouve música? Já parou para pensar sobre isso? Geralmente não nos damos conta do quanto de informações há nesta manifestação humana, mas ela está presente deste quando acordamos, seja na chamada do jornal da manhã na televisão, ao filme que vemos quase sonolentos no fim do dia. Espero que a partir desta nossa indagação você possa prestar um pouco mais de atenção, e nos próximos números vamos falar um pouco mais sobre essa maravilha humana que é a música. Até!
Acesse o Jornal News Paranhana!