A Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul (DPE/RS) continua auxiliando os gaúchos no acesso à justiça e aos seus direitos básicos mesmo com os atendimentos presenciais suspensos por dois meses.
De 18 de março a 18 de maio foram realizados mais de 80 mil atendimentos, por meio de telefone, e-mail, aplicativo de mensagem ou mesmo presencialmente com agendamento prévio.
Mais de 15 mil pessoas procuraram a respeito do fornecimento de remédios, sendo o assunto mais procurado, seguido de pensão alimentícia, direito processual e casamento.
Cerca de 57 mil intimações e 76 mil peticionamentos nos últimos dois meses, e em primeiro lugar de assuntos relativos aos peticionamentos fica o fornecimento de remédios, seguido de pensão alimentícia, casamento, guarda, e direito processual.
A Defensoria Pública segue atendendo a população por meio remoto, de segunda a sexta-feira das 9h às 12h e das 13h às 18h. Alguns casos urgentes, como aqueles com risco à vida, à saúde ou à liberdade ou que possam implicar o perecimento de direito, desde que agendados por telefone, estão sendo atendidos presencialmente. Os telefones das sedes da Defensoria Pública, para agendamento e solução de dúvidas, podem ser conferidos neste link.