• 19 de setembro de 2024 22:00

Agentes de combate à endemias trabalham para conter a proliferação da Dengue

ByJulia Tavares

maio 19, 2020

A Vigilância Ambiental de Taquara, por meio dos agentes de combate a endemias, vem trabalhando diariamente com visita às residências da cidade alertando aos cuidados com o mosquito da dengue. 

Em Taquara, as equipes trabalham por bairro, fazendo vistorias em possíveis locais de foco, terrenos abandonados, orientando a comunidade com a distribuição de material informativo para evitar focos de qualquer espécie no Município. Caso não haja ninguém na residência, as informações são colocadas na caixa de correio ou na grade para que o morador tenha acesso”, observa Levi Metanoya, coordenador do Programa Saúde na Escola.

 

O bairro Mundo Novo foi visitado no dia 18 me maio, porém já foram visitados os bairros Santa Maria, Santa Teresinha, Recreio, e há previsão, nesta semana, de assistirem também os bairros Empresa e Cruzeiro.

A equipe é formada por uma médica veterinária, oito agentes da saúde e dois estagiários.

O secretário municipal de Saúde, Vanderlei Vili Petry, diz que o Município está ativo em todas áreas com o objetivo de proteger a população no que se reporta à Saúde Pública. Embora à pandemia não podemos esquecer das outras ações que Taquara está empenhada como é o combate à proliferação da dengue. Continuamos trabalhando em prol da comunidade em todas as pontas e em todas as áreas”, afirma o secretário.

 

O coordenador Levi Metanoya lembra que há cinco meses houve a detecção de larvas do mosquito em Taquara, mas as medidas foram tomadas e não há motivos para preocupação. “Foi detectado no bairro Santa Teresinha, onde realizamos um zoneamento do local e tomamos as medidas cabíveis. Mesmo assim, quando tem um caso localizado, somente depois de um ano sem aparecer nada é que o Município é considerado isento, então Taquara é cidade com foco por este motivo. Faz cinco meses que na mesma região e em pontos estratégicos não houve nenhum caso, mas temos que aguardar um ano sem casos para considerar o município desinfestado”, explica.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *