• 22 de novembro de 2024 00:13

Taquara – Quase 5 mil doses já foram aplicadas em idosos e profissionais de saúde

ByDouglas

mar 26, 2020

Idosos e profissionais de saúde integram o primeiro grupo prioritário a receber a vacina contra a gripe. Desde segunda-feira, 23, data de início da Campanha de Vacinação contra a Gripe, Taquara já aplicou quase toda a demanda de vacinas recebidas pelo Estado. Foram recebidas 5 mil doses, em dois lotes, sendo o primeiro com 3 mil doses e o segundo, que chegou ontem ao município, com 2 mil doses.

 

Segundo o secretário municipal de Saúde, Vanderlei Vili Petry, metade das Unidades Básicas de Saúde já esgotaram o atendimento e aguardam novas doses. “Ao recebermos nova remessa de vacinas vamos comunicar a comunidade. A ideia é, no próximo sábado, disponibilizar a Unidade Móvel novamente na Rua Coberta para a vacina”, menciona Petry, lembrando que a vacinação nas casas lares está sendo agendada pela equipe da Secretaria Municipal de Saúde, e, as pessoas que não tem condições de se deslocar até uma Unidade Básica de Saúde devem fazem o agendamento com a equipe da UBS mais próxima da sua casa.

 

Na Unidade Básica de Saúde Piazito, a equipe de vacinação, atendeu a dona Ironita dos Santos. Ela faz 101 anos, no dia 13 de abril, e é moradora do bairro Jardim do Prado. Cadeirante foi conduzida pelo filho até a unidade e recebida pela coordenadora do Piazito, Raquel Fabiana Peixoto; pela enfermeira, Fernanda Flores e pela técnica de enfermagem, Roberta Metzger. “Mesmo com dificuldade em falar, dona Ironita é muito lúcida, e a sua vinda nos trouxe muita esperança e positivismo para os próximos dias. Temos que ser fortes como ela, pois tudo vai passar”, disse a coordenadora.

 

A meta em Taquara é vacinar 90% do público-alvo, considerando-se um número de 19.339 pessoas, sendo 7.308 idosos, 934 profissionais de saúde, 800 professores de escolas públicas e privadas, 3.879 crianças de 6 meses a menores de 6 anos, 515 gestantes, 85 puérperas, 2715 adultos de 55 a 59 anos, 2982 doentes crônicos, 11 funcionários do sistema prisional, 110 pessoas privadas de liberdade e adolescentes e jovens sob medida socioeducativa e demais ligados a forças de segurança e salvamento.

 

Todos os postos de saúde de Taquara, tanto na zona urbana quanto no interior, atendem a Campanha de Vacinação da Gripe, de segunda a sexta-feira, sendo na cidade, das 8h às 12h e das 13h às 17h, e, no interior das 8h às 16h, sem fechar ao meio dia. O atendimento na UBS Piazito é das 8h às 17h, sem fechar ao meio dia. Idosos devem trazer documentação que comprove a idade e profissionais da Saúde, comprovação de atuação na área da saúde.

 

Distribuição dos grupos prioritários por etapas e datas para início da vacinação:

Fases da Estratégia Grupos prioritários Data de início da vacinação por grupo
1ª fase – Idosos (60 anos e mais) e trabalhadores da saúde 23/03
 

2ª fase

– Professores das escolas públicas e privadas

– Profissionais das forças de segurança e salvamento

– Portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais

 

16/04

 

3ª fase

– Crianças de 6 meses a menores de 6 anos

– Gestantes

-Puérperas

– Povos indígenas

– Adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas

– População privada de liberdade

– Funcionários do sistema prisional

– Adultos de 55 a 59 anos de idade

 

09/05

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *