Em sua manifestação diária sobre o panorama Coronavírus no Município de Taquara, o secretário municipal de Saúde, Vanderlei Vili Petry, relatou, nesta segunda-feira (23), que há apenas um caso confirmado de COVID-19, até o momento. “Temos um caso confirmado, quatro suspeitos e dois resultados negativados. É necessário dizer que estes números não acontecem em ordem cronológica, não sabe-se quem entrou em primeiro, em segundo, se o terceiro foi descartado”, comenta.
Taquara conta com um local específico para atender pessoas que estejam com os sintomas do Coronavírus. A Unidade está localizada na Avenida Sebastião Amoretti, 1875, junto ao CAPS AD. Em uma parceria com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Habitação, haverá uma equipe multidisciplinar junto ao espaço, com profissionais das áreas da psicologia, assistência social e administrativa para dar apoio aos profissionais de saúde bem como à população.
Informações e esclarecimentos sobre o COVID-19, podem ser obtidos através do Disque Vigilância, que está atendendo, de segunda a segunda-feira, das 7h às 19h, no número 51 9 9681 9737, bem como pelo 51 3541 9304, que estará à disposição de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 13h30.
CAMPANHA DA GRIPE
Sobre a Campanha da Gripe, iniciada nesta segunda-feira (23), para os primeiros grupos prioritários: IDOSOS e PROFISSIONAIS DA SAÚDE, o secretário salienta que todas as Unidades Básicas de Saúde estão trabalhando com tranquilidade seguindo a recomendação de distanciamento de um metro e meio de um paciente a outro.
A Secretaria de Saúde também disponibilizou uma unidade móvel, nesta segunda-feira, na Rua Coberta (rua Federação com rua Marechal Floriano), que atenderá até às 17h. Petry observa que das 3 mil doses recebidas pelo Estado, já foram aplicadas, nas unidades de saúde, 2 mil doses podendo faltar nos próximos dias. “Enquanto não recebermos a segunda remessa de vacinas pelo Estado, poderemos ter algumas faltas”, reitera.
Todos os postos de saúde de Taquara, tanto na zona urbana quanto no interior, atendem a Campanha de Vacinação da Gripe, de segunda a sexta-feira, sendo na cidade, das 8h às 12h e das 13h às 17h, e, no interior das 8h às 16h, sem fechar ao meio dia. O atendimento na UBS Piazito é das 8h às 17h, sem fechar ao meio dia. Idosos devem trazer documentação que comprove a idade e profissionais da Saúde, comprovação de atuação na área da saúde.