Em reunião, na manhã desta sexta-feira, 20, o Gabinete de Crise, grupo que visa a redução de prejuízos, articulação e monitorização de ações referentes ao COVID-19, articulou mais algumas ações visando à saúde pública. Segundo divulgado pelo secretário municipal de Saúde, Vanderlei Vili Petry, Taquara terá, a partir de segunda-feira, 23, uma Unidade de Saúde específica para atender pessoas que estejam com os sintomas do Coronavírus.
A Unidade está localizada na Avenida Sebastião Amoretti, 1875, junto ao CAPS AD. “As pessoas não precisam procurar outra unidade e sim, especificamente, esta onde estarão reunidas equipe médica e de enfermagem para atendê-las”, menciona Petry.
Conforme Petry, Taquara tinha, oficialmente, três casos suspeitos de COVID-19. Um das coletas já foi descartada, passando a ter dois casos suspeitos, aguardando o resultado que advém do Laboratório Central de Saúde Pública do RS – LACEN.
Para esclarecimentos à comunidade, os sintomas do COVID-19 são febre (considera-se a partir de 37,8°), sintoma respiratório (tosse, dificuldade para respirar, escarro, congestão nasal, dor de garganta e coriza), retorno de viagem internacional há menos de 15 dias ou contato próximo com caso suspeito ou confirmado (contato próximo é conviver no mesmo ambiente ou ficar dois metros de outra pessoa que tenha os sintomas alertados acima).