O secretário Municipal de Saúde, Vanderlei Vili Petry, divulgou na noite deste domingo (22), como se dará a Campanha de Vacinação da Gripe, que inicia nesta segunda-feira, dia 23 de março, e é destinada aos primeiros grupos prioritários: IDOSOS e PROFISSIONAIS DA SAÚDE, até 15 de abril. Segundo ele, todas as Unidades Básicas de Saúde estarão abertas à vacinação, e, uma Unidade Móvel atenderá, exclusivamente, nesta segunda-feira, na Rua Coberta (rua Federação com rua Marechal Floriano), das 8h às 17h.
Serão estabelecidos os critérios do Ministério da Saúde, prevendo o distanciamento de um metro e meio de um paciente a outro, o que será rigorosamente observado. E, assim que a segunda remessa de vacinas for enviada pelo Estado, Taquara terá a parceria das farmácias privadas. “As farmácias já se colocaram à disposição para colaborar com a campanha, fazendo as vacinas, por isso não há necessidade de uma grande corrida amanhã para estes locais”, reitera o secretário, lembrando: “É importante frisar que a vacinação nas farmácias particulares será comunicada, assim que a segunda remessa de vacinas for destinada a Taquara”.
Uma equipe também será disponibilizada para visitas e aplicação das vacinas em domicílio aos pacientes acamados e/ou com dificuldades de locomoção, bem como às casas lares. “Toda e qualquer situação inerente à dificuldade de locomoção ou de acamados deverá ser comunicada aos postos de saúde para que a coordenação da unidade possa fazer o agendamento de visita da equipe”, menciona Petry.
Portanto, todos os postos de saúde de Taquara, tanto na zona urbana quanto no interior, atenderão, de segunda a sexta-feira, sendo na cidade, das 8h às 12h e das 13h às 17h, e, no interior das 8h às 16h, sem fechar ao meio dia. O atendimento na UBS Piazito é das 8h às 17h, sem fechar ao meio dia. Idosos devem trazer documentação que comprove a idade e profissionais da Saúde, comprovação na de atuação na área da saúde.