A vacinação da gripe inicia em todo país, na próxima segunda-feira (23), sendo antecipada quase um mês, por causa do novo coronavírus (COVID-19). Já o Dia D de Vacinação está programado para o sábado, 9 de maio, e, o fim da campanha estipulado para 22 de maio. Segundo o Ministério da Saúde, a prioridade, neste primeiro momento, ou seja, do dia 23 de março ao dia 15 de abril, é vacinar os grupos prioritários idosos e profissionais da área da saúde que estão mais suscetíveis a serem contaminados.
De acordo com o secretário municipal de Saúde, Vanderlei Vili Petry, Taquara cumprirá rigorosamente a determinação do MS. “É muito importante frisar que não haverá nenhuma exceção ao cumprimento do calendário, sendo vacinadas, primeiramente, as pessoas com 60 anos ou mais e os profissionais de saúde. Os demais públicos serão contemplados conforme as datas do calendário”, afirma Petry.
Para evitar aglomeração de pessoas acima de 60 anos nas salas de vacina, mesmo as Unidades Básicas de Saúde que não portam salas de vacina atenderão a comunidade. A Secretaria Municipal de Saúde disponibilizará profissionais capacitados para assistirem a população, elevando assim o cuidado e a prevenção a este público-alvo.
Portanto, todos os postos de saúde de Taquara, tanto na zona urbana quanto no interior, estarão atendendo, de segunda a sexta-feira, sendo na cidade, das 8h às 12h e das 13h às 17h, e, no interior das 8h às 16h, sem fechar ao meio dia. O atendimento na UBS Piazito é das 8h às 17h, sem fechar ao meio dia.
Conforme o Ministério da Saúde, mesmo não protegendo contra o coronavírus, a vacina da gripe protege contra tipos de influenza, reforçando a prevenção de doenças respiratórias no público que mais tem sido afetado pelo novo coronavírus, que é formado pelos idosos.
A meta em Taquara é vacinar 90% do público-alvo, considerando-se um número de 19.339 pessoas, sendo 7.308 idosos, 934 profissionais de saúde, 800 professores de escolas públicas e privadas, 3.879 crianças de 6 meses a menores de 6 anos, 515
gestantes, 85 puérperas, 2715 adultos de 55 a 59 anos, 2982 doentes crônicos, 11 funcionários do sistema prisional, 110 pessoas privadas de liberdade e adolescentes e jovens sob medida socioeducativa e demais ligados a forças de segurança e salvamento.
A coordenadora responsável pelas imunizações, Fernanda Flores, observa que todos devem trazer documentação que comprove a idade e a atuação na área da saúde. As crianças devem estar munidas da carteira de vacinação e os doentes crônicos precisam apresentar a receita dos medicamentos.
Distribuição dos grupos prioritários por etapas e datas para início da vacinação:
Fases da Estratégia | Grupos prioritários | Data de início da vacinação por grupo |
1ª fase | – Idosos (60 anos e mais) e trabalhadores da saúde | 23/03 |
2ª fase |
– Professores das escolas públicas e privadas
– Profissionais das forças de segurança e salvamento – Portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais |
16/04 |
3ª fase |
– Crianças de 6 meses a menores de 6 anos
– Gestantes -Puérperas – Povos indígenas – Adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas – População privada de liberdade – Funcionários do sistema prisional – Adultos de 55 a 59 anos de idade |
09/05 |