O sábado, 07/03, marcou a realização de um importante evento ecológico, turístico e econômico para o Município de Igrejinha. Com a presença de mais de 500 pessoas, entre expositores, palestrantes, autoridades, produtores e interessados no assunto, a Secretaria de Turismo Esporte e Cultura, com apoio da EMATER/RS – ASCAR de Igrejinha e da AMEVAT – Associação dos Meliponicultores do Vale do Taquari, realizou o I Evento de Meliponicultura da cidade.
A Meliponicultura, trata-se da criação racional/sustentável da abelha nativa sem ferrão. Durante o evento, que contou com palestras do Engenheiro Agrônomo Paulo Conrad e de Gustavo Eidt, especializado na produção de hidromel, foi enfatizado em todos os tópicos a importância das abelhas para o ecossistema e a vida humana. Diversas oficinas também foram realizadas com o intuito de difundir o assunto entre os presentes, mostrando além da importância citada acima, também as produções possíveis a partir do mel das abelhas nativas.
Pessoas de 57 cidades do Rio Grande do Sul e produtores de Santa Catarina e Minas Gerais, prestigiaram o evento que ainda contou com a participação da Frente Parlamentar da Apicultura e Meliponicultura do RS.
“Esse foi um evento de extrema importância para a cidade de Igrejinha, que passa a se colocar também na condição de grande produtora da Meliponicultura. A ideia é realizarmos diversas ações nesse segmento a partir de agora e já nos habilitamos para realização de um evento estadual sobre o assunto em 2021. Agradeço as presenças ilustres dos Deputados Zé Nunes e Dalciso Oliveira, a parceria do prefeito Joel Wilhelm, da Ana Trentin da Emater, do Roger Brentano meliponicultor da cidade e também a dedicação do Nelson Angnes presidente da AMEVAT, que nos auxiliou na organização do evento, sem esquecer é claro, a presença da Marili Vogel, representante da Casa Civil de POA e do Presidente da Federação Apícola do RS Anselmo Kuhn.” Destaca Dirceu Linden, Secretário de Turismo de Igrejinha.