Tendo como objetivo tranquilizar a população de Taquara após a suspensão temporária dos serviços do Hospital Bom Jesus, o prefeito Tito Livio Jaeger Filho utilizou a sua rede social para publicar um vídeo informando que a Administração Municipal está finalizando os trâmites legais para que uma nova instituição assuma a gestão da casa de saúde do município. A previsão é de que o hospital volte as suas atividades na primeira quinzena de abril.
Durante o vídeo, o prefeito Tito lembrou que desde dezembro 2017 o Hospital Bom Jesus de Taquara está sob uma intervenção judicial, em que o Ministério Público Federal e o Ministério Público Estadual promoveram uma ação requerendo ao Judiciário o afastamento do até então gestor da casa de saúde, o Instituto de Saúde e Educação Vida (ISEV) e solicitando a nomeação da Associação Beneficente Silvio Scopel (ABSS), instituição que se manteve como interventora até terça-feira (10).
“Todos nós assitimos aí que a Scopel não conseguiu levar adiante a sua tarefa de administrar o hospital, ora se furtando em oferecer serviços, ora oferecendo serviços que não eram satisfatórios”, analisou o prefeito de Taquara.
Destacando a sua preocupação com os receios da comunidade e ciente da importância do Bom Jesus não apenas para o município, mas também para toda a região, o prefeito de Taquara ressaltou que a Administração Municipal nunca esteve inerte a esse problema.
“Nós já vínhamos trabalhando há alguns dias, até meses, para fazer com que após a saída da Scopel, de fato, viesse uma instituição que assumisse definitivamente o hospital, trazendo segurança e principalmente serviços de qualidade. Nós [Executivo Municipal] montamos um grupo de trabalho, em conjunto com o Governo do Estado, Ministério Público Federal e Ministério Público Estadual, todos nós engajados nessa negociação”, esclareceu o prefeito Tito.
Sem poder ainda revelar mais detalhes sobre essa negociação, o Chefe do Executivo Municipal garantiu que as tratativas já estão bem adiantadas. Após a Administração Municipal resolver algumas questões burocráticas que devem ser respeitadas e questões junto ao Judiciário, o que poderá ocorrer na primeira quinzena de abril, a instituição escolhida poderá assumir assumir a gestão do hospital, ofercendo serviços de qualidade a toda a população.
“Assim que a Administração Municipal recebeu o comunicado sobre a saída da Silvio Scopel, entrou em tratativas com a Secretaria Estadual da Saúde e foi montado um plano de contingência, em que hospitais da região e de outras regiões do Estado estarão preparados para receber os pacientes do nosso município”, tranquilizou o prefeito de Taquara.
Também foi reforçado o atendimento no Posto de Saúde Central Darcy Ribeiro (Posto 24h) e as ambulâncias da Secretaria Municipal de Saúde e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) estarão a disposição caso haja a necessidade de transferir algum paciente para atendimentos mais urgentes ou para encaminhá-los para especialidades que não há na região.