Foto: Teste Positivo de Coronavírus. Fonte: © Getty Images.
Após o Ministério da Saúde ter confirmado na última quarta-feira (26/02), O Primeiro Caso do Coronavírus no Brasil, confira mais sobre essa notícia aqui. O Ministro da saúde Luiz Henrique Mandetta reiterou os cuidados gerais divulgados pela OMS (Organização Mundial de Saúde), pelos quais que a população deve tomar para a prevenção do Vírus.
Segue abaixo uma lista de maneiras de prevenir o Contágio e Propagação do Coronavírus:
- Lavar as mão com frequência principalmente antes de alimentar;
- Utilizar álcool em gel para higienização rápida e prática das mão;
- Quando tossir ou espirrar, lembrar de cobrir a mão e o nariz com o interior do cotovelo ou lenços descartáveis;
- Evitar o contato direto com pessoas que estiverem com febre ou tosse;
- Em caso de febre, tosse e dificuldade para respirar, buscar ajuda imediata e compartilhar o histórico de viagens com os profissionais de saúde
- Manter os ambientes ventilados e arejados;
- Evitar tocar de forma excessiva nos olhos, nariz e boca.
- Evitar se e quando possível, realizar viagem internacionais para os países com maiores índices de alastramento do vírus como: China, Tailândia, França, Alemanha Itália, etc.
- Utilização de máscaras cirúrgicas por si só não garantem uma prevenção total ao vírus, elas servem para limitar o espalhamento de doenças respiratórias, e podem ser combinadas com as medidas de higiene já citadas. Porém a OMS enfatiza o uso racional das máscaras para não causar desperdício, é recomendado apenas usar em caso do paciente ter algum dos sintomas respiratórios, ou para profissionais que estiverem cuidando diretamente de pessoas com casos de suspeita.