Pensando em minimizar gastos e na preservação dos recursos naturais, a Prefeitura de Três Coroas adotou o programa de eficiência energética, com objetivo de aumentar a eficácia do setor de iluminação pública do município. Na tarde da última quarta-feira (11), o prefeito Orlando Teixeira recebeu o diretor da G2 Engenharia e Empreendimentos, Gustavo Wichmann, para assinatura do contrato, a fim de dar início ao processo.
Mais de 4 mil pontos vão receber iluminação de led. O projeto prevê a economia de pelo menos 47% no valor da energia pública, sendo que, o município vai custear em 50 meses toda instalação só com o valor da redução dos custos. A iniciativa vai começar trocando toda planta da cidade, modernizando as luminárias, revitalizando postes ornamentais, substituindo os mais antigos e os avariados pelos novos e revitalizando a iluminação de todas as praças de Três Coroas.
O prefeito acredita que a melhoria, além de modernizar o município vai fortalecer a segurança. “Temos o grande desafio de cuidar da nossa cidade. Trabalhamos muito em busca de melhorias e chegamos a esse projeto grandioso, capaz de substituir mais de 4 mil pontos de luz existentes em Três Coroas, trocando as lâmpadas a vapor pelas de led. Além de economizar vamos melhorar na questão da segurança”, disse.
A empresa contratada assumiu o compromisso de entregar o projeto até 20 de dezembro e em janeiro iniciar a etapa de licitação das obras. As luminárias que serão utilizadas tem tecnologia avançada, predisposição para câmeras, internet e segurança. Será o mais moderno equipamento, o mesmo modelo implementado em vários municípios do Rio Grande do Sul, inclusive na capital.
“A diferença é muito grande. Além disso, é uma lâmpada que consome menos energia, então vamos diminuir a conta da iluminação em quase 50%”, finaliza.
Durante a assinatura do contrato, estiveram presentes os secretários de Planejamento, Eduardo Kellermann, de Fazenda, Cláudio Czervieski e o tesoureiro, Renato Braga.
*FOTOS: Diego Land.