Ocorreu na última sexta-feira o ato de formalização do projeto Adolesci. A iniciativa partiu da EMEF Prefeito João Darcy Reinheimer, através de um trabalho cientifico da professora Vivian Marmitt com as turmas de 9° ano. Este projeto foi premiado na 4a Mostra de Iniciação Científica de Igrejinha e tem por objetivo tratar de temas relacionados aos adolescentes, como sexualidade, ansiedade e depressão, buscando compreender e apoiar os jovens nessa importante etapa da vida. A professora e os alunos apresentaram o projeto ao Poderes executivo e legislativo propondo o dia do adolescente no município.
Além de instituir o dia 12 de julho como o dia do Adolesci, foi formada uma comissão, composta por representantes de diversas secretarias do município, que será responsável pela realização de atividades e designada uma profissional de psicologia para o acompanhamento dos adolescentes em todas as escolas do município.
Entre as ações propostas estão, ações culturais, esportivas e de lazer, cursos gratuitos voltados à profissionalização, planejamento de programações direcionadas ao público adolescente nos eventos realizados pelo executivo municipal e atuação de profissionais de saúde em palestras e ações realizadas nas escolas durante o ano letivo.
Participaram do evento o Prefeito Joel Wilhelm, as Secretárias de Saúde, Simone Amaral e da Educação, Cristiane Martin, a Coordenadora do Projeto, Psicóloga Tatiana Albuquerque, a Diretora da Escola João Darci, Diana Spohr, a Professora Vivian Marmitt, e os alunos da escola.