• 20 de setembro de 2024 02:48

Taquara é o primeiro município do Rio Grande do Sul a implantar o Programa Viver

ByEduardo Vetter

nov 20, 2019
Programa Viver terá sua sede em uma das salas no CREAS

O Rio Grande do Sul iniciou nesta segunda-feira (18) os primeiros passos para o desenvolvimento de um importante projeto voltado para as pessoas com mais de 60 anos. Criado pelo Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH), por meio da Secretaria Nacional de Promoção e Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa (SNDPI), o Programa Viver – Envelhecimento Ativo e Saudável iniciou sua implantação em solo gaúcho pelo município de Taquara, no Vale do Paranhana.

A primeira unidade do programa, instalada junto ao Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), é composta por oito computadores, oito webcams, projetor de imagem e impressora. O objetivo principal do novo projeto é ser referência no processo de inclusão digital e social da pessoa idosa, potencializando suas habilidades e contribuindo para a preservação da autonomia das pessoas com 60 anos ou mais.

Durante o lançamento do Programa Viver em Taquara, o Secretário Nacional de Promoção e Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa, Antônio Costa, falou sobre o aumento na expectativa de vida dos brasileiros e na nova realidade que certa a população idosa.

“Sabe-se que, atualmente, 35% dos idosos do país estão com suas aposentadorias comprometidas no pagamento de empréstimos consignados. Por isso, a educação financeira será outro tema abordado entre os participantes do Programa Viver. Queremos que nossos idosos tenham uma vida social ativa, adquiram novas competências e também estejam com suas contas em dia”, analisou o secretário Antônio.

Secretário Nacional Antônio Costa (3º dir), prefeito Tito Livio Jaeger Filho (3º esq) e secretários municipais comemoram a implantação do Programa Viver em Taquara

Para o prefeito Tito, é uma grande honra Taquara ter sido a cidade gaúcha escolhida para a implantação deste programa do Governo Federal, mas também será um grande desafio fazer com que os idosos do município retomem sua autonomia em ações corriqueiras do dia a dia.

“Tem muitos idosos que dependem de seus familiares ou amigos para situações simples do cotidiano, como utilizar um caixa eletrônico, por exemplo. E a participação no Programa Viver possibilitará que essa parcela da população taquarense retome sua vida em família e na comunidade”, comemora o prefeito de Taquara.

De acordo com o Secretário Municipal de Desenvolvimento Social e Habitação, Anildo Araújo, a Administração Municipal pretende firmar parcerias com outras entidades do município e oferecer aos idosos, cadastrados ou não nos programas sociais da secretaria, cursos relacionados a educação financeira, direitos humanos, saúde, mobilidade física, entre outros.

“Também planejamos a realização de oficinas dos mais variados temas, como música, teatro, e cursos na área de educação. A maior parte das capacitações serão voltadas às pessoas com 60 anos ou mais, mas o Programa Viver também prevê atividades direcionadas a toda a família, integrando o idoso com outras gerações”, explicou Anildo.

Também participaram da solenidade de inauguração do Programa Viver em Taquara, realizada no Centro Educacional Índio Brasileiro César, o vice-prefeito Hélio Cardoso Neto, os vereadores Guido Mário Prass Filho, Adalberto Soares, Levi Metanoya, Magali Vitorina da Silva e Sandra Scheffer, além dos secretários municipais, presidentes de entidades do município, representantes das igrejas evangélicas e a comunidade em geral.

Interessados em participar do Programa Viver, que terá sua sede em uma das salas no CREAS, localizado na rua Henrique Bauermann, 1850 (atrás da cancha de areia do Parque Municipal do Trabalhador), devem se inscrever no local. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (51) 3541-9347.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *