• 24 de novembro de 2024 05:27

Perspectivas para a produção de frangos e suínos é foco de palestra ministrada por Turra, em Brasília

ByEduardo Vetter

nov 6, 2019

Brasil desponta como maior exportador e segundo maior produtor de frangos do planeta

Desafios e perspectivas para a produção da avicultura e da suinocultura no Brasil. Esses foram os focos da palestra ministrada pelo presidente da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), Francisco Turra, durante o Congresso Brasileiro de Gestores da Agropecuária. O encontro ocorreu nessa terça-feira (5), em Brasília, e reuniu autoridades e líderes do segmento de todo o Brasil.

Turra destacou o papel da avicultura e suinocultura para o desenvolvimento do país. “A cadeia produtiva da proteína animal é responsável direta pela geração de 4,1 milhões de empregos em todo o país, com PIB superior a R$ 80 bilhões”, sintetizou. O ex-ministro da Agricultura e presidente da ABPA reforçou, ainda, a importância do país para o fortalecimento da segurança alimentar global.

Municípios gaúchos

A proteína animal é um importante indutor de desenvolvimento para o Rio Grande do Sul. O município de Lajeado, no Vale do Taquari, reconhecido polo de avicultura e de suinocultura, desponta como 2° município mais desenvolvido do Rio Grande do Sul e 6° em todo o país, conforme o Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal (IFDM).

No ranking nacional, Serafina Correia e Marau estão em 57º e 176º, respectivamente. Os três municípios abrigam frigoríficos e propriedades rurais produtoras de aves e de suínos.

Maior exportador de frangos do planeta

O Brasil é, atualmente, o maior exportador e o segundo maior produtor de frangos do planeta – produz 12 milhões de toneladas e comercializa 4,1 milhões de toneladas por ano. Quanto a suínos, o país se mantém na quarta posição mundial: produz 3,9 milhões de toneladas e exporta 640 mil toneladas anualmente. O principal destino para ambas as proteínas é a China.

Nos últimos 42 anos, foram exportados 68 milhões de toneladas de frango e 10,5 milhões de toneladas de suínos. Somadas, ambas as culturas geraram R$ 121 bilhões em receitas para o país. Os dados são da ABPA.

Foto: Divulgação Confederação Nacional dos Municípios (CNM)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *