• 22 de novembro de 2024 14:43

Atenção Produtores Rurais parobeenses de Bovinos e Búfalos

ByEduardo Vetter

nov 4, 2019

Vacinas contra a Febre Aftosa serão realizadas até o dia 30 de novembro em todo o estado

Durante todo mês de novembro, o Departamento de Defesa Agropecuária, da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural do Estado do Rio Grande do Sul, estará realizando mais uma campanha de vacinação contra a febre aftosa. A vacinação é obrigatória para todos os bovinos e búfalos de 0 a 24 meses de idade, com o objetivo de proteger o rebanho gaúcho contra esta doença grave, altamente contagiosa e responsável por grandes prejuízos econômicos sociais.

Produtor rural seu papel é fundamental para manter o RS livre de febre aftosa. Proteja seu rebanho e comprove a vacinação na Inspetoria de Defesas Agropecuária, mais próxima durante o mês de novembro. Aqueles que não comprovarem a imunização do seu rebanho no período estabelecido pela SEAPDR/RS, serão autuados conforme determinação do Decreto Estadual nº 52.434/15 e terão sua propriedade interditada, até que regularizarem a vacinação.

A conservação das doses de vacinas é fundamental para a garantia da imunização dos animais. O produto deve permanecer, desde a compra até o uso, na geladeira e deve ser aplicado em até cinco dias corridos, após a aquisição, pois os refrigeradores domésticos nem sempre mantêm a temperatura apropriada à conservação da vacina. Nunca coloque os frascos no freezer ou congelador, pois o congelamento anula o efeito da vacina.

Alteração na fórmula das vacinas

É importante destacar que neste ano a vacina contra Febre Aftosa sofreu importantes alterações na sua formulação: houve uma redução na dosagem de aplicação de 5ml para 2ml , a vacina passou a ser bivalente, permanecendo a proteção contra os vírus tipo A e O e as apresentações comercializadas agora serão de 15 e 50 doses. A composição do produto, também foi modificada com intuito de diminuir as reações vacinais.

Para manter o RS livre desta grave doença, a conscientização de todos quanto às principais medidas de controle e prevenção é fundamental: vacine seu rebanho e avise imediatamente o serviço veterinário oficial se observar suínos, ovinos, caprinos e bovídeos com sintomas da doença compatíveis com a febre aftosa (animais babando e mancando). As notificações de suspeitas de enfermidades vesiculares podem ser feitas pelo Whatsapp 51 98445-2033, pelo e-mail notifica@agricultura.rs.gov.br ou na Inspetoria de Defesa Agropecuária mais próxima.

Para mais informações, entre em contato com a Inspetoria de Defesa Agropecuária do município, que fica localizada na rua Vera Cruz, 728 – Centro pelo telefone 3543-3765, das 8h às 17h (sem fechar ao meio dia) ou acesse o site www.agricultura.rs.gov.br/aftosa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *