• 20 de setembro de 2024 03:45

Dirigentes sindicais mobilizados para superar desafios

ByEduardo Vetter

out 25, 2019

Reunião em Teutônia mobilizou entidades na sede do SITICALTE

 

Professor de formação da FETIESC apresentou os módulos encaminhados no último Fórum Sindical Sul

As entidades sindicais que fazem parte da Federação dos Trabalhadores nas Indústrias do Calçado e do Vestuário do Estado do Rio Grande do Sul (FETICVERGS) se reuniram na última semana para um evento de mobilização para os novos desafios do movimento.

O Sindicato dos Sapateiros de Parobé esteve presente no evento que contou com a presença de mais de 50 dirigentes sindicais em Teutônia, região Central do Estado. A reunião ocorreu na sede do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Calçadistas de Teutônia (SITICALTE).

Por mais de três horas, os dirigentes acompanharam uma palestra ministrada pelo assessor da  Federação dos Trabalhadores nas Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fetiesc), Professor Sabino Bussanello.

“Precisamos estar atentos e buscar cada vez mais conhecimento para superar os novos desafios que vem pela frente. Os trabalhadores esperam dos dirigentes uma postura cada vez mais fortalecida”, explicou o palestrante.

Mais de 50 dirigentes sindicais estiveram presentes

Os módulos apresentados durante a palestra foram encaminhados no último Fórum Sindical Sul realizado em Cianorte, no Paraná. Em uma análise importante a respeito do papel dos sindicatos perante a sociedade, Bussanello destacou a necessidade dos sindicatos se reinventarem para atender as necessidades dos trabalhadores.

“Formações como esta são importantíssimas para uma renovação no trabalho feito pelas entidades sindicais. Precisamos fomentar o surgimento de novas lideranças”, salientou.

Para o presidente do Sindicato Parobeense João Pires, é extremamente necessário que os dirigentes sindicais estejam abertos a uma reflexão a respeito das atuações a serviço dos trabalhadores. “Estamos enfrentando um desmonte do movimento sindical. Isto implica em criar ferramentas que aproximem as entidades da categoria, no intuito de combater esa tentativa de enfraquecimento das mobilizações e a retirada dos direitos conquistados”, enfatiza.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *